MUNDIAL SUB 21por Martinêz (39164)E à 3ª jornada deste Mundial as coisas começam a aquecer à medida que as equipas de topo tentam arrecadar triunfos frente aos seus concorrentes directos da 2ª fase e as nações em dificuldades no que diz respeito ao apuramento começam a ter de arriscar no esforço. Relembro que nesta primeira 1ª fase apuram-se os 4 primeiros de cada grupo mas os resultados entre as equipas apuradas contam para a classificação da 2ª fase.
No grupo A, a minha equipa
mascote é já uma certeza. Desta vez as Filipinas bateram os EUA de forma clara
(9196), garantindo desde já a passagem à fase seguinte. Desta vez os filipinos voltaram ao ataque interior e exibiram uma óptima solidez defensiva. Aos americanos do norte restam agora dois jogos de tudo ou nada, pois os seus adversários directos são Argentinos e Chilenos, entre estas 3 equipas estará uma das equipas que não passará à fase seguinte e todas se defrontam directamente nas 2 últimas rondas.
Enquanto Israel voltava a mostrar classe frente à Argentina
(9195), o Chile redimiu-se do início de mundial desastroso batendo (como era sua obrigação) a Tunísia por concludentes 45 pontos, num clássico TIE Vs MOTS. O seleccionador tunisino achou (mal) que este poderia ser o jogo onde poderia ter a sua vitória na competição e deu-se mal, para uma equipa deste nível é sempre mau arriscar o seu MOtzito da praxe logo à 3ª jornada. Não posso deixar de mencionar o quão peculiar é a comunidade chilena, desta vez a derrota da semana passada valeu mais de 100 posts nos seus fóruns e mais uma série de utilizadores banidos. Quando saíu o calendário da ronda de repescagem adicionei o fórum chileno aos favoritos onde durante semanas segui as suas ocorrências (sou um profissional, claro!) mas confesso que mesmo depois de termos sido eliminados o mantive nos favoritos pois trata-se realmente de um case study onde toda a gente se insulta, abraça, mata, esfola, elogia, etc. Tenho pena dos GM's espanhóis que têm de tomar conta daquela malta.
Voltando ao mundial, o grupo B está bem mais definido no que diz respeito às contas do apuramento. Peru e Hungria lutam pela última vaga disponível e a vantagem deverá estar do lado dos magiares já que defrontam a Nigéria no último jogo, sendo estes últimos a equipa mais fraca do grupo. Por outro lado, o Manager Peruano demonstrou pouca clarividência estratégica ao arriscar um MOTS frente aos donos da casa
(9210), os 3 pontos de diferença são o resultado de tal clarividência.
Qualquer uma das 3 equipas mencionadas é mais fraca do que a nossa selecção o que comprova como são as coisas ao nível dos Sub-21. De uma temporada para a outra tudo muda, principalmente nas comunidades mais pequenas onde, a seguir a uma grande fornada, podem-se seguir várias épocas de regresso à dura realidade. Terminamos a crónica desta semana com uma menção honrosa para os 72 pontos de diferença com que os campeões mundiais brindaram os nigerianos
(9209): como se diria em italiano, uma
cabazadinni.
Au revoir!
Jean-Pierre Martinêz