ARTIGO DE OPINIÃOpor RFlagzzz (39092)Subir à Liga Nacional, sim ou não?Pois bem, após se começar perdido numa das IV ou V de Portugal, subir a pulso até chegar à II, penar algumas épocas na II a levar na pá dos tubarões, chega-se a um ponto em que é legitimo porem-se a questão: - Devo esforçar-me por subir de divisão, e chegar ao escalão máximo do BB nacional, ou não?
Irei aproveitar este tempo de antena para dar a minha opinião pessoal, e como tal, vale o que vale...
É uma opinião fundamentada e baseada na minha experiência, em alguns dados que vos fornecerei da minha equipa ao longo de 3 épocas, e espero eu que esta opinião gere discussão interessante acerca de alguns temas.
Vamos dividir isto por 3 épocas:
Época -1 -> Época em que se tem legitimas aspirações a ter acesso aos playoffs com factor casa "all the way", e em que se consegue subir com mérito/sorte/choradelas, não interessa... qq método é válido.
Época 0 -> É a época em que se joga entre os melhores de Portugal, na Liga Nacional e em que se apanha na pá como gente grande.
Época 1 -> Época de regresso às origens... leia-se II divisão.
Época -1 -> Nesta época demos o que tínhamos, pusemos a carne toda no assador e todos os paralelismos que queiram fazer para conseguir subir. Em compensação quase certamente se olha para a Taça com uma competição em que só se quer é dar TIE, e ganhar é secundário.
Nesta época temos excelentes resultados financeiros... Pode ter que se abdicar de alguns treinos mais incómodos e da Taça, mas as vitórias constantes,somando as vitórias (muito importantes) contra o rival e nos jogos de TV garantem uma entrada de dinheiro constante. O plantel não é insuportável financeiramente e ainda nos podemos dar ao luxo de ir vendendo umas vedetas. Acresçam 1M de prémio pela subida e tudo parecem rosas.
Época 0 -> Ora aqui é que a porca torce o rabo... Olhamos para a concorrência e rapidamente chegamos à conclusão que temos um plantel de caca, com opções reduzidas e ainda por cima a precisar de estádio. O dinheiro que parecia tanto torna-se tão pouco para tantos investimentos a fazer. Compra-se 1 jogador para tapar 1 buraco, faz-se mais uns lugares de pavilhão e estamos tesos... infelizmente ainda muitos furos abaixo da competição "residente". A folha salarial é menos de metade das equipas de topo, e no top3 das equipas que gastam menos por semana em jogadores.
Em compensação é casa cheia quase todos os jogos, mesmo que no jogo anterior se tenha levado na broa à moda antiga, aprendem-se lições de táctica, de qualidade de jogadores e das skills importantes nas suas posições, lições de humildade e de bom perder, bem... é só lições!!
O ranking é sempre a descer, e a não ser que não se tenha qq esperança do 7º lugar, taça é para esquecer. Temos que olhar prós 3 jogos da semana e escolher 1 deles para dar normal e tentar ganhar.
No entanto financeiramente tudo corre às mil maravilhas e vai-se conseguindo aproximar qq coisita à concorrência de topo com algumas contratações de "inverno".
Mesmo com todos os esforços, o inevitável acontece e acaba-se por descer, seja em 8º 7º ou até 6º...
Época 1 -> De volta onde começamos, só que... em pior estado...
folha salarial incomportável para II divisão. Vendendo os maiores ordenados perde-se competitividade para se subir novamente. Apanha-se uma paulada nos sócios que para mim é absurda. Tenho tantos sócios agora como no fim da 1ª época na II. Encher estádio é miragem, até 10.000 pessoas é difícil de meter la dentro, com preços mais baixos do que eram quando subi. A competição das II's é cada vez mais forte, e a equipa que tenha perdido na final dos playoffs na época -1 e na época 0 está agora mais forte do que a minha... enfim... mais uma carga de trabalhos...