São 9 da manhã aqui no México. Estou a chegar ao hotel onde a selecção está instalada. Na verdade, a selecção está instalada numa reles pensão, enquanto que todo o staff está num 5 estrelas + 1, a 20 metros de uma praia paradisiaca. A troika obrigou-nos a reduzir custos e por isso optámos por colocar os jogadores na pensão. Na realidade - e o que estou prestes a revelar pode ser uma grande desilusão para muitos de vocês - os nossos jogadores não existem. São apenas objectos gerados por um computador, aos quais foi atribuido um nome e uma figura. O staff sim, é humano, por isso pareceu-nos correcto continuar a usufruir de todas as condições para passar uns dias de féri... para passar uns dias a preparar os jogos de forma relaxada e longe das grandes confusões.
Antes da chegada da troika, era sempre bastante embaraçoso chegar ao hotel e convencer os funcionários que os 12, 15 ou 18 jogadores eram fictícios. A partir de certa altura demos ao Ziad o lugar de tesoureiro, para o manter entretido, porque na verdade ele chegou a este jogo por engano, nem sabe o que é basket e muito menos domina os princípios básicos do jogo. Como tesoureiro podia pegar na tesoura, imprimir a página do plantel e recortar os jogadores para depois os reenchaminhar para o quarto (nos aviões também era assim, ele colocava as figurinhas no respectivo assento. Agora já não, eles vão escondidos dentro de uma pasta, que é para não sermos apanhados, foi a troika que nos ensinou a fazer isso). O Ziad também está encarregado de passear as figurinhas antes dos jogos, nas famosas caminhadas para eles irem concentrados para os jogos. Também é ele que arranja uma miúdas para os nossos jogadores fictícios. Ele está num jogo online de atletismo, onde tem bons contactos com o treinador da selecção feminina sueca dos 4x400 metros barreiras. Recorta as figurinhas e à noite consegue enganar os funcionários do hotel e levá-las para os quartos dos jogadores. Para o Olegário Santos ele costuma levar o melhor lançador de peso da actualidade, um finlandês de nome Ratuca Kekenberg. Um dia destes aleijou-se depois uma noite de brincadeiras.
Portanto, o Ziad é um elemento do staff bastante importante para a selecção. Mantém os jogadores concentrados, alimenta-os, trata da logistíca toda. Faz isso tão bem que continua convencido que os jogadores são mesmo reais.
Vou para a praia. O jogo é às vossas 2 da manhã. Nós vamos ficar por aqui mais uma semana, para nos habituarmos à comida mexicana.
Perguntar