Primeiro, sobre o mestre Millor, que é mais importante. Atualmente ele atualiza diariamente seu site, e um dos quadros que vira e mexe ele atualiza é este 'The Cow Went to The Swamp', com coisas do livro e algumas novas.
(http://www2.uol.com.br/millor)saite do Guru do Méier (como ele mesmo descreve)
----------------------
Voltando ao tópico, não necessariamente, ir de decisivo pode ser uma opção valida sim. Imagina você, um garoto maroto da LN, que tem 3 jogos que provavelmente ira perder, o primeiro, em casa, contra um time forte, os dois segundo contra outros times fortes e fora de casa (eu já tive dois jogos fora, em transição de fases). Você sabe que vai perder os 3, então não seria valido usar um decisivo no primeiro jogo e usar de tranquilo nos próximos?
Agora na LN tenho reavaliado essa situação, usar um normal não faz seu entusiasmo cair tanto é pode ser algo valido se você vai enfrentar um adversário que a derrota (ou vitoria) é certa na próxima(s) rodada(s). Acho que eu não descartaria ir de Decisivo assim tão facil, é uma função do jogo, perigosa? sim, mas que pode ser usada, desde que com cuidado.
Mas como sempre digo, cada caso é um caso.