Permitam-me que opine assim, mas o random não passa de uma desculpa da treta, apenas válida para quem acredita nas teorias de conspiração (e havia aqui 2 ou 3 users que acreditavam que eram perseguidos...). Há algum random, sempre houve (felizmente!) e já todos perderam e ganharam por causa disso. Pior que o random do motor de jogo é o random das lesões (esse sim, pode destruir uma campanha), mas também faz parte do jogo embora eu considere que seja bastante penalizador.
Discordo com o nsantos quando diz que o sistema de treinos não presta, mas concordo quando diz que o treino de forma mata o jogo. Sinceramente não encontro grandes falhas no sistema de treino. Quanto muito haverá falhas na economia do jogo que levou a que o treino deixasse de ser compensador (e mesmo assim tenho as minhas dúvidas). Sempre olhei para o treino como fundamental para o sucesso no jogo e a prova é que fui campeão 3 vezes seguidas porque preparei a equipa (com treino) com algumas épocas de antecedência. Apenas na última época treinei forma e lances livres.
Acho interessante haver aqui uma discussão (eu não sigo foruns estrangeiros) sobre se neste momento compensa ou não treinar jovens jogadores. Não é fácil fazer as contas. Posso dar-vos a minha experiência recente, em que comprei um jogador para treinar e tenho quase a certeza que não será a longo prazo uma boa decisão. Porquê? Porque ainda só tenho um a treinar.
O jogador em causa custou 600k. Tem 19 anos, é MVP, as skills actuais são:
Lançamento: tenebroso Dist. de Lanç.: forte
Def. Exterior: medíocre Drible: forte
Penetração: forte Passe: horrível
Lanç. Interior: forte Def. Interior: impressionante
Ressalto: comum Desarme Lanç.: comum
Resistência: ridículo Lance Livre: medíocre
Treina a poste, mas no futuro será um BL.
Tive que comprar um treinador nível superior. Custou 2k mas leva-me 46k por semana. Ele sobe o ordenado 2% por semana. Em 2 épocas, se não mudar de treinador, ele come-me no total 1.900k!! Só para treinar uma criança de 19 anos... Daí que ter um treinador para treinar 1 só jogador nestas condições... é sempre um mau acto de gestão. E se o treinador custar por semana, incialmente, metade daquele valor? Bem, nesse caso ele não custará 2k mas à volta de 500k. É preferível? Sim. Ao fim de duas épocas, ele custou 500k + 950k em salários, abaixo dos 1900k que o outro custou.
Adiante. Vamos imaginar que trocamos de treinador de duas em duas épocas. A cada duas épocas gastamos à volta de 1450/1500k, ou seja 750k por época só para treinar (Se tiverem um treinador só para treinar forma, o custo é praticamente zero). Ao fim de 10 épocas gastaram 7500k só para treinar e se tiveram que comprar dois jovens com potencial jeitoso e gastaram 1M em cada, o custo vai para quase 10M! O que nós não conseguimos contabilizar aqui é o fruto desportivo. ou seja, a contribuição desportiva que eles deram à nossa equipa. E se somarmos (em forma de estimativa) este fruto desportivo ao valor de mercado dos dois jogadores e se ultrapassar os tais 10M, então valeu a pena treinar. O que se tem passado é que a maior parte dos utilizadores não acha vantajoso treinar, acha preferível comprar/usufruir do jogador a curto prazo/treinar forma/vender. Daí o estado do mercado de jogadores. Qual é a melhor estratégia? Talvez... talvez... um misto das duas?