Quando referi que um dos grandes objectivos seria sensibilizar os treinadores das equipas de 1ª e 2ª divisão a comprar e\ou treinar jogadores de selecção, mencionei também que os utilizadores de divisões inferiores seriam tb importantes. Depois coloquei a questão de não precisar de scouts nos AA mas referi que tinha uma outra ideia, já que isto está morto, vou lançar a mesma.
Quanto a mim, penso que é hora de começarmos a pensar mudar o sistema de scouting dos Sub-21. Não se esqueçam que eu fui uma das pessoas que o criou\aprimorou por isso estou à vontade ao falar sobre o mesmo. Creio que como tudo na vida, há que ir melhorando, mesmo aquilo que parece estar bem e a funcionar.
A ideia, basicamente, consiste em começar a seguir os jovens jogadores de grande potencial com o objectivo de lhes dar treino de secundárias antes de qualquer outra coisa. Com isso, a nossa selecção sub-21 passaria obviamente a não contar com estes mas penso que os sub-21 cada vez mais deveriam ser um local para jogadores de potencial intermédio cujo treino fosse completamente exprimido até aos 21 anos. É claro que um jogador de grande potencial saído do draft com umas skills fantásticas poderia treinar essencialmente primárias (há sempre excepções) mas a tendência seria no sentido de se fazer um trabalho semelhante ao que o sergiuz fez e está a fazer com o Brites.
Imaginem o que seria termos uma dúzia de gajos assim, históricos que aos 23/24/25 anos seriam autênticos animais. Bases com secundárias de 9 e postes com valores semelhantes nas skills exteriores (exemplos).
Contudo haveria que rever o sistema de scouting. É uma ideia que penso valer a pena discutir.
Em relação a isto sinto-me à vontade para falar, visto que faço parte dos scouts dos sub-21.
Ora, de vedeta, inclusive, para baixo, aconselho a treinar minimamente as secundárias de forma a serem uma opção mais consistente nos sub-21, uma vez que não terão potencial para fazer a diferença nos AA. De super-vedeta para cima opto sempre por esticar ao máximo as secundárias consoante o potencial. Nem sempre há aceitação por parte dos treinadores, por desconhecimento de causa ou simplesmente porque querem apresentar resultados no imediato.
Há muitas variáveis em torno disto.
Posso dar um exemplo:
(14851550) este senhor está a treinar única e exclusivamente exteriores, a questão é porquê? Enviei uma sms ao kobe a perguntar as skills dele ontem, por curiosidade apenas e, para meu espanto, deparo-me com um 7-7-6 de interiores. Acho que casos como este deveriam ser melhor acompanhados.
Porque não disponibilizar 1, ou 2 scouts se necessário, para acompanhar caso destes?