Quando começaram a fazer a DB eu não era nem GM, alias, acho que não era nem trabalho dos GMs, mas se não me engano os BB devem ter pegado os nomes mais comuns no Brasil para criar uma lista, fui gm de um outro manager e foi exatamente assim que eles fizeram com a DB brasileira (nesse outro jogo), procuraram na internet os nomes mais comuns em cada país e mandaram bala.
Hoje o problema de se deletar um nome, é que se eu deletar, vários jogadores que já foram nomeados ficariam sem nome. A unica coisa que eu posso fazer tentar fazer é diminuir a freqüência com que eles vão aparecer daqui pra frente.
Mas ainda assim, não vivemos em um mundo perfeito, a maioria dos nomes no Brasil mesmo são estranhos. E quanto aos sobrenomes, apesar da predominância dos Silvas, Santos, Oliveiras e outros sobrenomes de judeus convertidos e afins (afinal, sobrenomes como Machado, Oliveira, Rosa... só foram aparecer no Brasil na epoca da inquisição e da contrareforma onde havia a caça aos judeus e quem não se convertia ao catolicismo e mudava de nome tinha toda suas coisas queimadas se não fosse pra longe) tanto que a tendencia brasileira recai sobre seus regionalismo. Dificilmente você acha um sobrenome italiano no Norte enquanto aqui no Sul é facil demais.
Acredito que a DB brasileira também tenha sido montada com partes de outras DB, por isso também a grande variedade de sobrenomes estranhos, mas não condeno isso, pois é muito comum conhecer alguem com sobrenome diferente e eu acho que esse fato tenha até ajudado para o realismo dos nomes. Afinal, o Brasil foi durante muito tempo um grande centro receptor de famílias de vários lugares do mundo, seja italianos, alemães e outros europeus na região sul no período pós escravidão, seja asiáticos depois da segunda guerra na região sudoeste, seja holandeses no nordeste no período colonial e da união ibérica, não tem como negar, nosso pais é uma grande colcha de retalhos.