Bom, depois de 130 e tal posts lidos, acho que já formei opinião. Basicamente, como o damena diz, também acho que não há nada a fazer, nem nada que tenha de ser feito. O jogo segue como deveria seguir, e só temos de ficar contentes por haver cada vez mais essas situações para reclamar: é sinal que novos pequenos países vão surgindo, e que o jogo cresce de dia para dia.
Ok, uma equipa que se registe na Jamaica no mesmo dia em que uma se regista em Espanha tem muitíssimas vantagens: uma delas vai receber Contrato TV, Merchandising e assistências ao nível de outra qualquer 1ª Liga de outro país (ainda que ligeiramente menor, segundo dizem) enquanto que outra vai receber tudo isso correspondente a uma V ou VI divisão. So what? É normal que assim seja.
Eu acho que o pessoal está todo a ver a questão pelo lado material, e muito pouco pelo lado lúdico da coisa. Ok, faz-se menos dinheiro. Mas a competitividade numa comunidade grande é extremamente maior. O acesso a tutoriais e ajudas é muitíssimo facilitado. Aqui em Portugal temos um Sistema de Tutores, temos uma Taça da Liga para os amigáveis, andamos todos no convívio no chat no dia dos jogos. Onde é que existe disso na Jamaica, ou mesmo no Japão? Acham piada ter a certeza que todos os dias se vai ganhar, em tranquilo, e até mesmo com reservas? Acham piada à única competição com interesse ser o B3, à quarta-feira?
Eu, pessoalmente, não acho. O jogo tem de percorrer estes caminhos, e mais cedo ou mais tarde, esses países estarão todos desenvolvidos, e as comunidades serão grandes em todo o lado. Podem até fazer mais dinheiro que eu, mas ninguém me tira o prazer de dar uma abada ao MadRaven a meio da época. Ah isso é que não tiram.