Realmente, esse detalhe não vai mudar o resultado de uma partida, mas, no quesito simulação, o que incluiu o mínimo movimento de qualquer jogador, prejudica o jogo.
Quanto aos chutes longos estarem mais "certeiros", não posso opinar muito, pois não jogo no modo assistido. Mas a forma de executá-los está mais realista. Para mim parece estar mais fácil de executá-los com força. Antes, eu dificilmente chutava de fora da área, porque, quase sempre, a bola subia demais e parecia não pegar força suficiente. Agora, também, jogador precisa de um espaço maior e mais tempo para fazer a movimentação necessária para o chute, a qual varia dependendo da força colocada no botão. Outra coisa interessante é que, nesta nova versão, não é recomendável você chutar quando o teu jogador está em uma posição corporal desfavorável em relação à bola. Por exemplo, se estiver numa disputa corporal difícil e quiser chutar, o jogador tem grandes chances de acabar chutando o vento. Se estiver com o corpo parcialmente de costas para o gol e executar um chute forte, o jogador acabará por pegar mal na bola e/ou cair no chão de forma realista.