Vamos desmistificar um pouco esse treino, e falar dessa idéia de que existe esse treino "elástico". O que existe no treinamento hoje, com certeza, é uma total anarquia no desenvolvimento dos jogadores, que causa diferenciação nos resultados dos treinos, culminando, com uma desigualdade de evolução dos times, prejudicando uns e favorecendo outros.
Analisando a imagem abaixo, "por favor façam download", essa imagem corresponde ao resultado de 13 semanas de treinamento 1x1 armadores somado a uma semana de treino 1x1 alas. Dos quatro jogadores que eu treino no meu time Minas Suns. Essa imagem corresponde ao treinamento efetuado nessa temporada a 17ª do BuzzerBeater, com técnico nível 5, o que não vem ao caso porque os jogadores treinaram no mesmo time a temporada toda.
http://www.cbbb.com.br/images/minas_suns.jpgAs numerações 1 e 2 trazem em seu teor a diferença de valores no início do treinamento entre "controle de bola" e "infiltração", sendo na número 1, "infiltração" menor que "controle de bola" 3 pontos e na número 2 "infiltração" maior que controle de bola 5 pontos. Acreditando na existência desse treinamento "elástico", certamente o jogador de número 1 teria evolução acentuada em "infiltração" e o jogador número 2 teria uma evolução acentuada em "controle de bola". Foi exatamente isso que aconteceu. Então com base na duas numerações iniciais dessa imagem, podemos acreditar que o treino "elástico" funciona.
Agora vamos analisar as numerações 3 e 4 da imagem, ambas as numerações tem "infiltração" maior que "controle de bola" 3 pontos. Seguindo o raciocínio supra, os jogadores deveriam ter uma evolução maior em "controle de bola" que em "infiltração". Isso não aconteceu, o ocorrido foi que na numeração 3ª da imagem mesmo o "controle de bola" sendo menor 3 pontos o jogador evoluiu mais em "infiltração" que em "controle de bola". Na número 4 a evolução foi igual em ambas as skills.
Outro fator a ser analisado. É de conhecimento de todos que o treinamento 1x1 tanto armadores quanto alas, tem uma incidência maior na evolução de "infiltração" um pouco menor em "controle de bola" e menos em "arremesso". Na 4ª numeração da imagem vemos que isso também não aconteceu, sendo a evolução totalmente uniforme nas três skills, subindo 4 pontos em infiltração, 4 pontos em "controle de bola" e também 4 pontos em "arremesso".
Fica fácil você chegar a conclusão de que elástico não existe, o que existe e já citado por mim no primeiro parágrafo é uma confusão total de resultados aleatórios e totalmente desconexos. Essa total falta de direção e equilíbrio é ruim por demais, favorecendo alguns poucos privilegiados e prejudicando outros tantos, essa surpresa e essa dúvida nunca é saudável para quem gosta de jogar e competir, porque, na maioria das vezes você fica a mercê da sorte e dos devaneios da mecânica do jogo.
Eu não jogo mais, raramente logo aqui, faço escalação dos amistosos com meus amigos sem me preocupar com bandeiras ou qualquer outra coisa do tipo, perdi mesmo o interesse pelo jogo vendo essas discrepâncias acontecendo e pior, vendo algumas pessoas fazendo defesas impossíveis dessa mecânica mal desenhada e com resultado a desejar, sem querer de coração ofender quem quer que seja. Mas frequento mesmo que raramente, por me sentir responsável pelas pessoas que para cá trouxe ao longo do tempo e que ainda jogam aqui pelo prazer de jogar.
Continua...