A Grande PinguinadaÉ com enorme prazer que a Taberna do Pinguim abre uma nova coluna na redacção chamada “A Grande Pinguinada”. Esta coluna irá semanalmente acompanhar os “grandes” do BB com o intuito de perceber como estes gurus do jogo conseguem ser tão bem sucedidos. Esta semana enviámos o Narval Desdentado, fluente em Portunhol, para falar com o Dragonlance, manager da equipa Los Dragones
(24274). Recentemente esta equipa adquiriu o monstro português da selecção nacional e antigo campeão nacional, António Silves
(4726855). Tentámos desvendar o porquê desta contractação de peso que vai custar muitos euros à equipa argentina.
Narval Desdentado: Olá amigo, ¿qué tal? Estamos muy interessados em capichar o porquoi de comprar el Silves, de incrédible muenstro. Nós outros, sabemos qui el salário grande à tornado Silves en la “puta” de muchas equipos qui pierden todo lo diñero. ¿Quais son los objectivos di tua equipo? ¿Tienes Silves solo para gañar lo Bê Três ou usted quer manter el Silves en lo equipo?
Dragonlance: Mira tio, su español es terrible. Cambiamos al portugués. Comprei o Silves para o B3 e também para a Taça. Esta quinta defronto a número 2 Argentina no campo deles. Ele vai jogar em decisivo mas se eu ganhar a semifinal do B3 não posso ir em decisivo e vou precisar de uma equipa bastante boa para ter uma hipótese de ganhar.
Pretendo vendê-lo assim que a minha participação no B3 acabar. Peço desculpa aos portugueses por isso mas é impossível pagar um salário tão elevado num só jogador e conseguir manter-me competitivo.
ND: Temos lido em vários notícias internacionais queixas sobre como este tipo de jogadores [com salário elevado] estão a destruir os clubes de basquetebol em todo o Mundo. O que pensas sobre isto?
D: Bem, com esta transferência vou perder 1.5 Milhões no mínimo em apenas 10 dias. Acho que isto responde bem à tua pergunta.
ND: Silves é um jogador bastante importante na equipa nacional e a sua mudança constante de clube não permitem que se mantenha em forma. Irás tentar evitar isso? E quanto a treinos, algum plano para treinar o Silves ainda mais?
D: Antes de mais acho que sou a pessoa mais interessada em mantê-lo em forma. Esta semana devo treinar forma e talvez na próxima semana Lançamento. Mas claro, tudo vai depender do resultado do B3 e da Taça Nacional. O grande problema do Silves é a sua alta resistência. Isto é claro óptimo para a equipa nacional e também para o B3 e finais dos Playoffs mas, é um problema para qualquer equipa durante a fase regular. Quando pagas 580 mil de salário por um jogador, estás à espera de usar como titular em pelo menos dois jogos por semana. Com o seu nível de resistência, a única maneira de fazer 36 minutos é ganhando o jogo por mais de 20 pontos no principio do quarto período. Isto significa que jogará cerca de 70 minutos o que seria uma semana excelente. Quando o usamos num jogo mais equilibrado ele joga 40 minutos facilmente mesmo que tenhas um bom poste suplente no banco. Em média será comum ele jogar entre 70 a 90 minutos o que significa que terá problemas em manter a forma.
No aeroporto de Buenos Aires o nosso enviado especial, Narval Desdentado, encontrou o Silves cheio de correntes de ouro, acompanhado por duas Maltesas (de Malta pois claro...) que o seguiram desde o último clube onde esteve. O nosso repórter teve oportunidade de falar como ele e conseguiu algumas informações valiosas.