Um jogo atacante exterior não significa apenas lançamentos de 3 de todo. Lançamentos de 2 pontos mas do perímetro são também ataque exterior, sem dúvida alguma. Mesmo os lançamentos um pouco atrás da linha de lance livre são ataque exterior. No meu entender, é claro.
Por acaso agora gostaria de saber bem ao certo até que sítio os lançamentos são afectados pelo rating de ataque exterior, pois, a meu ver, quem joga com táctica exteriores sai claramente prejudicado em relação a quem joga em ataque interior. Reparem que uma equipa que joga Bola para Dentro chega a fazer jogos sem lançar um único triplo, e o normal é lançar 2/3 por jogo.
Já quem joga com ataque exterior, lança uns 25 triplos por jogo, uns 20 lançamentos do perímetro, e faz uns 30 lançamentos "interiores". Ora, estamos a sair prejudicados, visto o nosso rating de ataque interior ser um pouco fraco...
E à medida que escrevo isto, cada vez mais me convenço que tenho é de me lixar para os triplos que eu tanto gosto de ver e começar a jogar em Bola para Dentro...