O Pinguim aconselha... Um dos grandes mistérios do BB é o treino e como ele funciona. Estivemos à conversa com... com... comigo (!!) e falámos sobre o novo projecto que está a ser desenvolvido para complementar o projecto já iniciado pelo Martinêz e que pretende desvendar ainda mais como funciona o treino em todas as suas vertentes. A forma como o estudo está a ser desnvolvido, regras e updates encontram-se aqui
(143768.1) mas irei dar uma breve descrição de como tudo funciona.
O projecto contempla vários estudos ao mesmo tempo e tem como objectivo criar uma folha de cálculo que permita de uma forma rápida e fácil perceber como funciona o treino tendo em conta as várias variáveis presentes. Se o estudo for forte o suficiente iremos obter dados sobre como por exemplo um jogador de 20 anos e com 2,13 metros evolui a treinar pressão. Ou a grande diferença entre usar um treinador de Avançado ou Superior e até mesmo como certas skills tendem a evoluir mais depressa se se encontrarem muito baixas ou skills complementares não estiverem equilibradas. Resumindo... queremos saber tudo!
Para isso é necessário a ajuda de todos. Já me fartei de dizer isto mas volto a referir: dificilmente alguém saberá quem são os vossos jogadores (talvez eu saiba) ou saberá que estão a participar no projecto. Mesmo que estejam apenas a treinar um jogador de 25 ou 26 anos é sempre importante! Vão treinar um jogador só por meia época? Não interessa.. metam os dados! O importante é conseguirmos o máximo de informação possível e depois o trabalho chato será feito por mim, ou seja, filtrar a informação e analisar tudo tendo em conta as várias variáveis (não se preocupem que estatística não me falta).
Já existem vários colossos nacionais a ajudar e quantos mais se juntarem melhor. Lembrem-se que isto é tudo para que possamos vir a ter ferramentas que nos ajudem a compreender melhor o jogo. E caso não venha a dar em nada, ao menos que nos possamos divertir a tentar!
Por isso, e como bónus, posso já dar uma pequena informação que já muitos podem saber ou não sobre o treino. Analisados dois jogadores, um com 18 e outro com 19, ambos com mais de 2 metros, treinador superior e que tiveram treino de passe por mais de 6 semanas. O ritmo de subida à skill verificou-se ser o mesmo o que indica para já algumas informações sobre este treino:
- Treinar passe é independente da altura do jogador;
- Quer tenha 18 ou 19 anos o ritmo verifica-se ser o mesmo;
- A skill evolui a cada 2 treinos podendo o jogador popar em 2 treinos seguidos (o que indica que sobe um pouco mais de 0,6 a cada treino.
Alguns pontos a ter em consideração:
- O treino foi efectuado em jogadores com a skill passe muito baixa o que poderá explicar a rápida evolução;
- O treino foi efectuado para uma posição apenas.
É este tipo de informação que poderemos tirar com o estudo e é por isso que preciso do máximo de ajuda possível! Falem comigo por BB-mail e mandarei o link para o ficheiro!