MUNDIAL U21por Martinêz (39164)Após 2 dias de atraso devido ao mau tempo que também parece ter afectado os servidores do Buzzer Beater, iniciou-se esta 4ª-feira o campeonato Mundial Sub-21. Já refeito da tristeza que provocou a nossa não qualificação, resolvi usar os bilhetes que tinha previamente reservados para ir assistir aos jogos.
À semelhança do que acontece normalmente nas grades competições BuzzerBeaterianas, há que dar um ligeiro favoritismo à equipa da casa, e esta época a sorte sorriu aos já de si muito fortes franceses. Para além dos anfitriões, há que contar com os campeoníssimos italianos e uma ou outra equipa surpresa, o que é normal neste escalão. Destaco os nossos carrascos Chilenos, os surpreendentes campeões europeus vindos de Israel, os norte-americanos e a equipa que pessoalmente acredito poder vir a ser uma grande surpresa: as Filipinas.
O campeonato Mundial disputa-se numa 1ª fase através de 2 grupos de 6 equipas, os primeiros 4 de cada grupo passam à fase final. Aquil, cada uma das 8 equipas joga contra os adversários que não defrontou no fase anterior, ou seja, os resultados da 1ª fase entre as equipas apuradas contam também para esta 2ª fase. Finalmente, após todos terem jogado entre si, os 4 primeiros classificados seguem para as meias-finais.
O grupo 1 é constituído pelas selecções dos EUA (repescada), Argentina (campeã Sul-Americana), Chile (repescada), Israel (campeã Europeia), Tunísia (finalista do camp. Africano) e Filipinas (finalista do camp. Asiático). Este é o grupo mais forte onde apenas os tunisinos não terão qualquer hipótese de passar à fase seguinte.
No grupo 2, encontramos o país organizador e actual vice-campeão europeu, os actuais campeões mundiais italianos apurados desta vez via repescagem, a Hungria (também repescada), a China (campeã Asiática), a Nigéria (campeã Africana) e o Peru (surpreendente finalista do camp. sul-americano). Peruanos e Nigerianos dificilmente passarão à 2ª fase.
Após estes parágrafos introdutórios que escrevi antes de ver os jogos da 1ª jornada, passemos à acção.
Logo na 1ª jornada haviam 2 jogos a destacar. No grupo 1, por motivos óbvios, o confronto Israel Vs Chile prendia toda a minha atenção. E se a equipa Chilena deste ano tem o valor que bem conhecemos, os nossos amigos israelitas provaram que o sucesso da geração do ano passado não foi obra do acaso. De forma surpreendente, principalmente se considerarmos que ambas as equipas jogaram com o mesmo esforço e entusiasmo, Israel bateu o Chile por 23 (!) pontos de diferença num jogo sem história:
(9190) . O destaque vai inteirinho para Itzchak Telem
(8151993) autor de 34 pontos. Para os menos atentos nesta coisa das selecções, convém referir que o menino Telem foi também o herói da final do último europeu quando, então com apenas 20 anos, espetou 39 pontos aos franceses.
Falando em franceses, no grupo 2 nada melhor do que um espectacular França-Itália para abrir a fase final. Este foi um jogo bem equilibrado mas também aqui houve surpresa. Os sempre manhosos transalpinos calaram o público da casa e saíram vencedores, apesar do aparente acerto táctico gaulês:
(9205).
Nos restantes encontros, destaque para os Estados Unidos que venceram o derby sul-americano de forma categórica
(9189)e para os meus "personal favorites" Filipinos que provaram que não estão neste mundial para brincadeiras ao esmagar a Tunísia por 52 pontos de diferença
(9188).
Termino esta já longa crónica fazendo também referência a um dado curioso. Durante os últimos dias, recorrendo aos meus muitos anos de experiência como jornalista desportivo, soube de fonte segura que o treinador húngaro fez asneira da grossa com as convocações\desconvocações de jogadores, indo para o jogo inaugural com entusiasmo a 1! Mesmo assim, os peruanos não aproveitaram a chance e saíram vergados ao peso de uma derrota sem espinhas:
(9204)Last edited by Ardinario at 1/14/2010 11:14:00 AM