Capítulo 1:
Como na vida real, um monstro dominador nas tabelas pode ser um importante componente numa equipa ganhadora, mas precisa de ajuda para dominar. Se puseres no campo uma equipa de atiradores interiores que são óptimos com a bola debaixo do cesto, mas que não conseguem criar o seu próprio lançamento, então vais ter dificuldades em usá-los adequadamente no ataque, a não ser que consigas fazer uma de estas duas coisas:
1) Prevenir situações de 2x1 abrindo o jogo (isto é, ser capaz de sair destas situações, descobrindo homens libertos para lançamento)
2) Criar oportunidades de lançamento de bons ângulos e com bons passes, de forma a que os postes consigam marcar antes que os 2x1 cheguem.
Por outras palavras, sim, uma equipa com bons postes mas incapaz de pôr o ataque a funcionar... vai ter dificuldades, porque os adversários se vão juntar debaixo do cesto. Se tiveres o Shaq dos tempos universitários (vê os videos no youtube), vais acabar por marcar de qualquer forma porque naquelas condições é possível bater a ajuda defensiva. De outra forma, um excelente poste não pode ser nunca a única peça num ataque da mesma forma que um jogador que consegue criar o seu próprio lançamento (Kobe).
Isto significa que o lançamento interior é uma skill inútil? Ter um poste que domina a ajuda defensiva contrária é uma das chaves para conseguir lançamentos sem oposição. Ter um poste que pode concretizar debaixo do cesto significa que se um dos teus bases penetra, o defensor que sai para a ajuda não será tão efectivo pois tem que se preocupar também com um possível passe.
Comparativamente com a vida real, penso que a maior parte dos treinadores te dirão que o objectivo do ataque no basketball é obter o melhor lançamento possível. No BB, o rating de ritmo ofensivo é a melhor aproximação a este aspecto (como todos os ratings de equipa que não os ratings de emperelhamento individual, o ritmo ofensivo mede melhor a qualidade do que se coloca em campo do que propriamente a melhor forma de como se o usou ao longo do jogo, por isso não é a forma perfeita de avaliação)
Deste ponto de vista, diria que equipas com bom ritmo ofensivo têm uma grande vantagem porque estão a fazer um melhor trabalho ao escolher o lançamento certo. E, sim, o jogo está desenhado de forma a que equipas que são capazes de jogar melhor em diferentes estilos defensivos e ofensivos terão, em termos gerais, uma vantagem em relação a equipas mono-dimensionais. Mas não, isso não significa que ignorar a capacidade de lançamento interior esteja certo. Sim, provavelmente significa que as equipas, em média, têm treinado demasiado lançamento interior em comparação com outras skills que poderiam ter treinado.
Ah, e outra coisa para considerar. Lembrem-se, vocês não estão a jogar contra qualquer criatura passiva – vocês estão a jogar contra equipas que estão a comprar no mesmo mercado que vocês. Se observarem o típico poste do BB, as equipas escolheram criar jogadores que sabem defender no garrafão, mas que são inúteis fora dele. Se as outras equipas insistem em jogar com 2 jogadores com estas características defensivamente, então uma equipa com 5 lançadores terá uma vantagem significativa, isto porque a defesa não os pode cobrir a todos. Pelo menos para nós, isto não é uma falha no jogo, mas a evolução natural de ataque e defesa. Ataque evolui para tirar partido das fraquezas da defesa, e a defesa evolui para combater as forças do ataque. E tudo isto significa que as equipas tendem a pensar que os postes são demasiado mono-dimensionais, e este tipo de jogadores pode facilmente ser contrariado.
Perguntar