Uma equipa que chegue depois de outra, tem sempre desvantagem. É inevitável.
Das duas uma. Ou começávamos o jogo do inicio cada vez que uma equipa nova entra. Ou ignorávamos o esforço que as equipas que já cá estão à mais tempo tiveram e metíamos as novas ao mesmo nível das melhores. Ambas parecem-me injustas. Concordo, por isso, com o sistema actual.
Agora... Sim, parece-me correcto dizer que naquela altura, o damena beneficiou pela maioria dos seus adversários não terem aprofundado o jogo tanto como ele. Mas creio ser indiscutível que houve mérito na parte dele em ter aprofundado o jogo. E como tal, conseguiu-se manter no topo. Contudo, estás-te a esquecer que à algum tempo, o BB também passou a ser um jogo mundial a nível de clubes. E que o damena está muito perto desse topo mundial, onde há jogadores que jogam há mais tempo que ele. E chegámos à variante que o Afonso acrescentou e eu salientei. A variante pessoal do damena, de ter tido curiosidade e gosto pelo jogo e ter procurado o que era possível saber naquela altura. Algo que a maioria dos seus adversários não fizeram, ficando assim para trás, até serem apanhados pelos mais atentos da geração seguinte ou pelos curiosos que a geração do damena ensinou.
Last edited by the L train at 1/29/2010 9:15:09 PM