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BB Portugal > Sistema de Tutores - Parte II

Sistema de Tutores - Parte II (thread closed)

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From: AfonsoP

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98235.22 in reply to 98235.21
Date: 6/22/2009 3:52:16 PM
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É difícil e esse não é, de longe, o objectivo de todo este sistema.

E sim, há sempre o contra, na sugestão de os aprendizes escolherem os tutores, de nunca se escolher alguns tutores.

Também acho que a equipa de jurados para ver quem tem condições para ser tutor seja formada o mais rapidamente possível, para que também o sistema possa entrar em acção o mais depressa possível.

From: tuga01

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98235.23 in reply to 98235.21
Date: 6/22/2009 5:57:45 PM
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Quanto aos pontos referidos:

1) Ser o "aprendiz" a escolher o tutor iria fazer com que alguns "tutores" menos famosos não fossem escolhidos. Havendo uma lista "oculta" todos os tutores iriam participar de forma igual. Com uma avaliação feita pelos "aprendizes", e caso o tutor tivesse nota negativa, este ficaria de fora do projecto por 1 época.



Desculpem, mas apesar de não ser experiente em Buzzerbeater, penso que esta forma de "castigar" os tutores com nota negativa não é correcta!

Para já, dependendo de como seja feita a avaliação do tutor, se forem a confiar a 100% no "aprendiz", ele pode dar uma nota negativa ao tutor, imerecida e assim prejudicar o tutor.

Depois, porque ficar 1 época sem poder "ensinar", não é bom.

Notas negativas, os juizes que vocês vão escolher, avaliariam novamente o tutor em causa e dar-lhe-iam outro "aprendiz", mas desta vez, vocês controlariam mais de perto esse tutor e os seus ensinamentos.

Punir dessa forma não acho correcto.

From: AfonsoP

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98235.24 in reply to 98235.23
Date: 6/22/2009 6:11:13 PM
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Eu não acho que seja sequer moralmente aceitável haver uma classificação dos tutores. Quer dizer, isto não é nenhum concurso, e se é, subscrevo o que o Martinêz disse, não contem comigo.

Ora bem, sendo que isto se trata de um sistema que visa o desenvolvimento da comunidade, sistema esse totalmente voluntário, vai haver avaliações? Quer dizer, os tutores despendem tempo a ajudar, e depois ainda são avaliados? Mas isso faz sentido onde?

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98235.25 in reply to 98235.24
Date: 6/22/2009 6:19:03 PM
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A questão que eu coloco nem é tanto o ser avaliado, mas sim a competição. Ou seja, a comparação e o facto de tornar isto numa espécie de competição em que às tantas o objectivo é ver quem é melhor em vez de trabalhar para que sejamos todos melhores.

É melhor subir de divisão ou criar jogadores treináveis, é melhor comprar jogadores ou aumentar o pavilhão? Isso são coisas subjectivas e não são comparáveis.

Ser avaliado até faz algum sentido e não me faz espécie desde que seja por todos e com alguns parâmetros bem definidos. E depois cada um tem o seu estilo e as suas ideias sobre o jogo e qual a melhor forma de desenvolver a sua equipa. Eu sigo um caminho outros seguem outro e podem ter o mesmo ou até mais sucesso do que eu. O que interessa é passar conhecimento sobre o jogo, explicar os conceitos e as estratégias possíveis para que o pessoal entre no espírito que nos faz estar aqui a mandar estas postas de pescada.

From: tuga01

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98235.26 in reply to 98235.24
Date: 6/22/2009 6:19:34 PM
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Faz algum sentido, caso houvesse uma forma ímpar e justa de o fazer.

Avaliações de tutores, através dos aprendizes, acho mal. Primeiro, porque o aprendiz pode agir de má fé e prejudicar a avaliação.
Segundo, porque nunca será uma avaliação justa e ímpar. O aprendiz pode agir de muito boa fé e avaliar o tutor com tudo a 100% e assim dar uma avaliação desvirtuada.

Penso que a melhor forma é mesmo vocês, quando escolherem quem vai ser tutor, o fazerem de forma a seleccionar os melhores e os mais capazes de ensinarem e ajudarem os aprendizes a evoluir.

From: AfonsoP
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98235.27 in reply to 98235.26
Date: 6/22/2009 6:28:00 PM
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Volto a reforçar que acho A-B-S-U-R-D-O, haver avaliação, seja de tutores, seja de aprendizes. Isto é um sistema de ajuda, não um concurso para ver quem ensina melhor, ou sabe mais. Não sei, digo eu. Se acham que isso é realmente a melhor forma, então força. Eu cá preferia que estivéssemos a discutir formas de publicitar isto, e decidir os tutores.

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98235.28 in reply to 98235.20
Date: 6/22/2009 6:32:16 PM
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Martinêz,

Eu compreendo o objectivo da ideia e o teu ponto de vista. Mas acho que ainda não me fiz entender. Eu não falei em vitórias em jogos ou algo do género como critérios de avaliação, mas sim, e de uma maneira geral, em aspectos importantes que se passam durante a fase de "apadrinhamento", aos quais o aprendiz terá de responder no final da sessão de aprendizagem, tais como: o meu tutor foi importante na minha iniciação ao jogo? (escalas de 1 a 5 p.e.). Foi prestável? Respondeu sempre de forma célere? Etc...
E acho que é aqui que deverá ser feita a primeira filtragem entre os tutores. A "competição" de que falo é esta.

Porque se trata de um aprendiz, que sabe pouco ou nada do jogo, não poderá responder a questões próprias do jogo em si, pois como bem disseste, algumas dicas dadas hoje só vão ter a sua lógica, só vão ser verdadeiramente assimiladas, só vão dar frutos... a médio/longo prazo.

Sigam mas é com isso para a frente, que a ideia é excelente.

Abraço.

Perguntar
From: AfonsoP

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98235.30 in reply to 98235.29
Date: 6/22/2009 6:56:48 PM
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Ora bem, para evitar confusões e como o objectivo aqui é apenas dar conhecimento de como funcionam as coisas mais básicas, não haverá qualquer avaliação.

Antes de se começar a definir os tutores, é essencial decidir quem decidirá quem vão ser os tutores. Por esse motivo pergunto aqui, que está disposto a assumir essa posição. (acho que deveriam ser 3 utilizadores)


Devem mesmo ser 3, para que seja um número ímpar, evitando "empates".

From: Vasco92
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98235.31 in reply to 98235.30
Date: 6/22/2009 7:54:15 PM
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Quanto aqueles que devem escolher os tutores, nada melhor que escolher os actuais treinadores das selecções portuguesas, assim como o pai do BB português, o damena. Isto claro se eles tiverem disponibilidade

Mas o que me levou a postar neste tópico foi outra coisa. Eu tive uma ideia para melhorar o trabalho dos tutores. Que tal abrirmos um espaço no forum da selecção em que os tutores vão postando o seu trabalho. Assim, podem ser corrigidos quase de imediato no caso de uma má indicação, e podem esclarecer duvidas no caso de essas existirem

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