BuzzerBeater Forums

BB Portugal > A comunidade BB e as selecções

A comunidade BB e as selecções

Set priority
Show messages by
This Post:
00
124542.23 in reply to 124542.22
Date: 12/26/2009 5:14:51 PM
Overall Posts Rated:
7777
Mas é que o único que podia convocar e copiar as skills era o Martinêz que normalmente trata disso enquanto os outros membros do staff fazem o levantamento.

Eu concordo contigo que esse programa podia facilitar, mas há que 1º pegar nas coisas mais importantes e que dão mais trabalho e arranjar um boa solução para elas e depois no fim logo tratamos desses pormenores.

This Post:
00
124542.24 in reply to 124542.23
Date: 12/26/2009 9:33:24 PM
Overall Posts Rated:
344344
Caro Vasco tens razão e penso que o Raven tb te explicou bem a questão. O problema não é esse, a questão que aqui se coloca é a que o Ardinário focou. O que fazer com os dados.

Como é que nós portugueses nos podemos organizar enquanto comunidade para podermos ser melhores que os outros. Até porque os outros também se organizam e cada vez melhor. Penso que o nosso mandato teve esse mérito, funcionou como ponto de partida mas temos a sensação que é algo que está muito limitado a meia-dúzia de pessoas e dúzia e meia de treinadores.

Com o potencial e qualidade que podemos tirar de um país com mais de 2000 users, podemos fazer melhor. A questão é que 50 pessoas pensam melhor do que a tal "dúzia e meia" e tal como o Ardinário mencionou, o objectivo era chamar e envolver mais gente no processo. Se assim não for, então não vale a pena perder mais tempo. Eu sou daqueles que acredita que é possível passar aqui algum tempo divertido e em simultâneo tentar ser melhor que os outros sem nunca perder o espírito de diversão.

This Post:
00
124542.25 in reply to 124542.24
Date: 12/26/2009 11:07:02 PM
Overall Posts Rated:
3838
Acho que a estratégia passa por:
Chamar a comunidade ao fórum e com isto criar uma maior envolvência em torno das selecções.
Como? Acho que até agora têm feito um trabalho fantástico mas que pode ser melhorado e alargado. Até agora: o professor chibanga (5*) com o atractivo dos prémios chama mais treinadores e que ''obriga'' a algum estudo das nossas selecções e aumenta o gosto em contribuir para a sua evolução, a melhorar: pq não aumentar para 2 grupos de perguntas semanais? O Ardinário não é o super-homem? Forma-se uma equipa (2 ou 3 elementos: envolver mais gente). O BBdependente (5*) informa, diverte e encaminha os mais novos utilizadores no caminho certo, a melhorar: criar um pequeno grupo de ''jornalistas'' que com o trabalho mais dividido entre todos somado no total daria ainda uma versão mais completa com mais informação e consequentemente mais 1 atractivo. O Treinador do mês (5*) quem não gosta de ter o seu nome no Hall of fame? entusiasma os treinadores a fazer um bom trabalho em prol da selecção e da sua própria equipa, a melhorar: claramente algo semanal, o que não tem acontecido, provavelmente por excesso de trabalho dos responsáveis, facilmente resolvido com alguém encarregue disto. Menciono estas 3, mas poderão haver muitas mais coisas que se podem fazer.

Criar uma estrutura de scouting e acompanhamento
Acho que não falta malta interessada em ajudar. Criar uma estrutura em que o topo seriam sempre os seleccionadores e que receberiam apenas a o suminho feito por esta maquinaria e até assim poderiam dirigir o seu tempo no estudo dos adversários. Em que quantos mais estivessem envolvidos melhor seria o acompanhamento dos jogadores e o trabalho mais dividido.

Criar tutoriais
Tenho para mim que tutoriais bem desenvolvidos, com linguagem acessivel, seriam uma mais valia para quem começa a jogar e ter de saber o que fazer com a equipa.
E porque não criar também tutoriais de treino, em que se explica o porque das caracteristicas dos jogadores conforme a posição e o treino especifico de um jogador consoante a posiçao (refiro.me a: aproveitar os 1ºs anos de vida profissional do jogador para treinar skills mais 'dificeis'(por ex), no fundo: quais caracteristica e quando).

Estes pontos não têm de seguir necessariamente esta ordem o ideal seria implementar todas ao mm tempo
É a minha opinião.

Last edited by lfgaspar at 12/26/2009 11:08:44 PM

Il Pindello
This Post:
00
124542.26 in reply to 124542.25
Date: 12/27/2009 7:05:47 AM
Overall Posts Rated:
407407
As ideias são óptimas e acho que posteriormente muita coisa há-de passar pelos pontos que focaste. Como disseste, estando mais gente envolvida as coisas ficarão mais bem feitas, não recaindo assim todo o trabalho nos ombros de um grupo restrito.

Agora há aqui uma questão que me parece importante. O pessoal presentemente envolvido nas selecções (e os que já por lá passaram) deve não só descrever aqui publicamente todo o processo semanal que envolve a gestão de selecção e seu staff, mas também a quantidade de trabalho que tem em mãos, assim como o seu staff. O MadRaven falou aqui em 200 mails por semana, suponho que para acompanhamento de jogadores. É muito, sem dúvida, e não pode cair sobre uma só pessoa, na minha opinião. Como vocês estruturariam este acompanhamento em termos de pessoal? Quantos seriam precisos? Organizados por posições? Por divisões?
Pergunto o mesmo para o sistema de tutores. Quantos tutores são necessários? Os actuais são suficientes? Deve haver alguém responsável por este departamento (que não o Damena, que agora é seleccionador) ?
E em relação aos tutoriais, que considero uma excelente aposta? Como dividir as tarefas e por quantos?

Quanto ao jornal e aos concursos, posso responder eu. Quanto mais gente a colaborar, melhor, como disse o lfgaspar. Para o prof chibanga penso que uma pessoa chega, mas convém não acumular com mais nada. O mesmo para o treinador da semana. Outro para o hall of fame das selecções. Além de outras ideias que possam surgir.

Resumindo, o que me parece mais complicado seria gerir a estrutura de scouting e acompanhamento, mas quem está por dentro das selecções pode responder melhor e avançar com propostas. Esclareçam o processo e carga de trabalho junto dos outros.

Perguntar
This Post:
00
124542.27 in reply to 124542.26
Date: 12/27/2009 8:05:10 AM
Overall Posts Rated:
5252
Tendo em conta as respostas a este tópico, não sei se teremos assim tanto pessoal a querer ajudar como se poderia pensar à partida num país com tantos utilizadores.

A mim, parece-me que o processo ao inicio é o mais complicado, porque tens de contactar todos os utilizadores a pedir informações sobre o jogador, sobre como pensam treinar o jogador e sobre o seu nível de empenho a este treino. Dito assim, até nem pode parecer muito complicado mas é necessário que saibas ler entre as linhas, para saber quais vão mesmo cumprir aquilo que dizem ou até mesmo simplesmente para perceberes se as informações sobre o jogador estão correctas.
Pronto, esta parece-me ser a fase mais exigente em termos de tempo/esforço. Depois, é ver os jogadores que passaram à segunda fase e traçar-lhes um treino. De resto, tendo uma carga aceitável acho que é fácil de gerir com a vida pessoal/profissional. Sendo só, controlar os updates semanais e traçar um novo treino quando necessário. Para além disso, será mesmo só tirar ilações sobre treinadores que possas ter feito um mau juízo inicial e enviar os updates dos jogadores ao seleccionador. E lá está, acho que o ponto chave para isto funcionar bem é uma distribuição adequada da carga para toda a gente. É daquelas coisas que quantas mais pessoas houverem, mais fácil será para toda a gente mas como já disse no meu primeiro parágrafo, tendo em conta o nível de afluência do tópico, parece-me que não iremos ter muita sorte.

Por divisões, não organizaria. Porque parece-me um bocado limitativo e porque terás sempre de ter em conta o know-how do ajudante. Neste aspecto, acho que a velhinha distribuição por posições está boa. Com aquela variante que o Martinêz falou no inicio, de introduzir o objectivo a longo-prazo do jogador.
Sobre os tutores, acho que não há ninguém melhor para falar sobre eles que o damena, visto ter estado a acompanhar todo o processo.
Em relação aos tutoriais, já temos um tutorial de treino bastante bom. Que outros tutoriais são necessários? Ou então, não se poderia trabalhar sobre o melhoramento dos existentes e apenas quando necessário partir para a elaboração de um novo?

Last edited by the L train at 12/27/2009 8:19:49 AM

This Post:
00
124542.28 in reply to 124542.27
Date: 12/27/2009 8:30:25 AM
Overall Posts Rated:
7777
Acho que o 1º tutorial que devia ser feito era um sobre a navegação do site novo, há muitas pessoas confusas e que não encontram algumas infos importantes e essenciais para evoluir como treinador, para mim esse seria o ponto de partida.

This Post:
00
124542.30 in reply to 124542.27
Date: 12/27/2009 11:48:07 AM
Overall Posts Rated:
407407
Óptimo!
Mesmo não sabendo de quantos jogadores a acompanhar estamos a falar (100,200,500?) a minha proposta iria para o seguinte:

3 scouts principais (bases-BP e BL, extremos e postes-EP e P) que trabalhariam directamente com os treinadores com jogadores das selecções, tanto os convocados como os da shortlist. Tenho algumas dúvidas se aqui não haverá sobreposição de tarefas com os próprios seleccionadores, mas a ideia seria mesmo deixar estes com o pensamento exclusivo para os jogos e análise destes seleccionáveis. Teria que haver uma comunicação muito forte entre os 3 scouts e os seleccionadores.

Cada um destes 3 scouts teria que contar com alguns scoutsU20 (2 ou 3?) responsáveis por essa enorme base de dados de treináveis de 18,19 e 20 anos. A sua função seria a comunicação com os treinadores destes putos, com aconselhamento de treino e updates de subidas. Reportariam ao scout principal e reencaminhariam casos mais bicudos ou sensíveis.

Um ou dois responsáveis pelo sistema de tutores. Funções: organização de todo o sistema (que está bem feito mas que na minha opinião precisa de mais dinâmica), angariação de tutores, atribuição de tutores a aprendizes e, em casos em que há indisponibilidade momentânea de tutores, assumir ele próprio essa tarefa. Uma pessoa é capaz de chegar numa fase inicial.

Na área da comunicação há algumas tarefas que podem ser distribuidas. Temos o campeonato das bandeiras, o troféu prof. chibanga, a taça da liga, o treinador da semana, e outras iniciativas que podem surgir a qualquer momento. Um responsável por cada uma, na minha opinião, como aliás já acontece. Penso que devem ser "produções" independentes, sem qualquer influência numa suposta hierarquia. Seriam ajudadas, isso sim, na sua divulgação, por exemplo através do jornal.

O jornal. Quantos mais colaboradores, melhor. Seriam uma espécie de repórteres, ora caçando entrevistas ou citações, ou outras notícias de interesse para um jornal. Chegar o mais longe possível (divisões inferiores) dando voz aos menos conhecidos do BB em Portugal.

Quantos aos tutoriais, já existem pelos foruns algumas boas peças, o mais dificil é encontrá-las, organizá-las e colocar tudo no mesmo cesto, acrescentando o que falta e modificando o que está desactualizado. Duas pessoas chegam e sobram para tomar conta do recado. Talvez dê algum trabalho ao início, mas será muito recompensador e de grande ajuda para os mais desorientados. Não descarto uma compilação final em pdf como "guia de iniciação" ou um "passo a passo inicial". Só com o básico, para ninguém se sentir abandonado ao chegar ao jogo.

Depois tem é que haver comunicação entre todos estes sectores. Estamos a falar de 20 utilizadores, mais coisa menos coisa.

Perguntar
This Post:
00
124542.31 in reply to 124542.30
Date: 12/27/2009 12:15:46 PM
Overall Posts Rated:
1818
Ora bem...

Para começar quero dizer que ando a seguir esta discussão desde que começou e que ando há mais de uma semana a pensar no que iria aqui escrever, sem ferir susceptibilidades mas expressando a minha opinião...
Cá vai... a nossa comunidade SUCKS big time. São no maximo 20 ou 30 pessoas que de facto ligam as selecções a sério e dessas 20 ou 30 apenas 10 ou 15 estão de facto dispostas a ajudar (seja porque motivo for, muitos deles perfeitamente validos, e atenção eu estou incluido nestes 15, portanto contra mim falo).

Há excelentes jogadores de BB que jogam isto a sério que se ligam diariamente mas que não ligam puto às selecções, nem vale a pena falar, basta ver que das 16 equipas da Liga Nacional e das 64 da II não temos mais que 15 utilizadores que de facto estejam ligados as selecções. Diria que mais de metade destes BONS jogadores nem sequer acompanha os resultados... é uma tristeza, mas é a verdade.

O secretismo que tem que existir devido a espiões doutras selecções nestes forums não permite que se discuta um jogo como deve ser ou que se questione convenientemente as opções do seleccionador, ou até mesmo que o seleccionador se explique convenientemente... Compreendo e concordo com esta postura, mas isto é um factor que não permite que mais gente se envolva com a selecção. A criação de um forum aparte so para users registrados foi uma excelente ideia que provou, mais uma vez, que a nossa comunidade SUCKS big time, é um sitio onde diria que não mais de 20 utilizadores ja postou alguma vez... é uma tristeza, mas é a verdade.

Acho que as iniciativas que temos são excelentes,iniciativas como o BBDependente e o Professor Chibanga irão funcionar a longo prazo, mas sinceramente não acredito que já estejamos preparados para dar esse salto organizativo.

Agora em relação à ideia em si, sinceramente não sei se concordo muito com um comité de 5 pessoas que faz-me lembrar os partidos politicos onde há sempre um grupo de 4 ou 5 entidades que tentam mandar ou condicionar o trabalho de quem foi eleito... Neste caso, eu sei que não há panelinha nenhuma e que todos os que entrariam nesse comité teriam unicamente em mente ter uma comunidade melhor, e consequentemente umas selecções melhores, mas isto sou eu que acompanho há muito tempo o que se passa e concordo com esse rumo, um user que chegue aqui daqui a 2 épocas e lhe apeteça candidatar as selecções qdo ouvir falar do comité até fica maluco... a meu ver isso vai dar barulho ou muito me engano da mentalidade dos users portugueses na hora de eleições...

Peço desculpa por não ser muito construtivo, mas sinceramente é o que vejo e é esta a minha opinião...



Last edited by RFlagzzz at 12/27/2009 12:16:51 PM

This Post:
00
124542.32 in reply to 124542.31
Date: 12/28/2009 12:10:47 AM
Overall Posts Rated:
5252
Agora em relação à ideia em si, sinceramente não sei se concordo muito com um comité de 5 pessoas que faz-me lembrar os partidos políticos onde há sempre um grupo de 4 ou 5 entidades que tentam mandar ou condicionar o trabalho de quem foi eleito... Neste caso, eu sei que não há panelinha nenhuma e que todos os que entrariam nesse comité teriam unicamente em mente ter uma comunidade melhor, e consequentemente umas selecções melhores, mas isto sou eu que acompanho há muito tempo o que se passa e concordo com esse rumo, um user que chegue aqui daqui a 2 épocas e lhe apeteça candidatar as selecções qdo ouvir falar do comité até fica maluco... a meu ver isso vai dar barulho ou muito me engano da mentalidade dos users portugueses na hora de eleições...


Eu percebo onde estás a querer chegar e de facto, tem de se ter muito cuidado com os nomes que dá às coisas. E talvez, isso de se falar em Ministros e Secretários de Estado (salvo erro), poderá ser propicio a essas comparações. Até porque os exemplos que temos na vida politica nacional também não são os melhores e seria fácil abrir o paralelo a actividades de má fé.
Quanto ao objectivo do projecto, é mesmo o de ser que os seleccionadores mudem mas que a estrutura fique. É claro que, as directrizes serão os seleccionadores a traçar de acordo com a sua leitura mas que a estrutura de apoio fique. E que essas pessoas envolvidas seja o maior número possível, para que se maximizem todos os esforços. Ou seja, manter as pessoas que estão interessadas envolvidas (aconteça o que acontecer) e esperar que as que estão interessadas mas que ainda não dão o seu contributo sigam o exemplo das que já dão.
Depois, os "chefes de cada secção" creio que seriam os Seleccionadores a escolher, juntamente com o GM. Muda um dos Seleccionadores, este assunto vem à mesa, reúnem-se, chegam a uma conclusão et voilá, ficam pessoas da sua confiança a dar indicações aos scouts. Creio que esta alínea resolve o problema das panelinhas e dos panelões.

Mas acho que levantaste uma pergunta pertinente. Quantas serão ao certo as pessoas nesta primeira fase, se o projecto for avante? Se calhar, começar a elaborar uma lista com o nick e os treinadores para que está disponível?

Last edited by the L train at 12/28/2009 12:30:20 AM

This Post:
00
124542.33 in reply to 124542.32
Date: 12/29/2009 8:38:25 AM
Overall Posts Rated:
55
boas nao me queria pronunciar muito sobre isto porque ja sei onde a discussao vai parar...

"Há excelentes jogadores de BB que jogam isto a sério que se ligam diariamente mas que não ligam puto às selecções, nem vale a pena falar, basta ver que das 16 equipas da Liga Nacional e das 64 da II não temos mais que 15 utilizadores que de facto estejam ligados as selecções. Diria que mais de metade destes BONS jogadores nem sequer acompanha os resultados... é uma tristeza, mas é a verdade."

Ja tentaste responder o PORQUÊ destas 80 equipas, apenas 20% se interessar pelas seleccoes?

relembro-te uma discussao de a cerca de um ano atras altura em que nasce o lema dos kaiserteam " Ninguém é tão bom que não possa rever nenhum dos seus conceitos, e ninguém é tão mau que não possa acrescentar algo a alguém".
em que nessa altura fiquei com a sensaçao que a seleccao seriam sempre só de "alguns" tornando-se portanto demasiado elitista...

Advertisement