Óptimo!
Mesmo não sabendo de quantos jogadores a acompanhar estamos a falar (100,200,500?) a minha proposta iria para o seguinte:
3 scouts principais (bases-BP e BL, extremos e postes-EP e P) que trabalhariam directamente com os treinadores com jogadores das selecções, tanto os convocados como os da shortlist. Tenho algumas dúvidas se aqui não haverá sobreposição de tarefas com os próprios seleccionadores, mas a ideia seria mesmo deixar estes com o pensamento exclusivo para os jogos e análise destes seleccionáveis. Teria que haver uma comunicação muito forte entre os 3 scouts e os seleccionadores.
Cada um destes 3 scouts teria que contar com alguns scoutsU20 (2 ou 3?) responsáveis por essa enorme base de dados de treináveis de 18,19 e 20 anos. A sua função seria a comunicação com os treinadores destes putos, com aconselhamento de treino e updates de subidas. Reportariam ao scout principal e reencaminhariam casos mais bicudos ou sensíveis.
Um ou dois responsáveis pelo sistema de tutores. Funções: organização de todo o sistema (que está bem feito mas que na minha opinião precisa de mais dinâmica), angariação de tutores, atribuição de tutores a aprendizes e, em casos em que há indisponibilidade momentânea de tutores, assumir ele próprio essa tarefa. Uma pessoa é capaz de chegar numa fase inicial.
Na área da comunicação há algumas tarefas que podem ser distribuidas. Temos o campeonato das bandeiras, o troféu prof. chibanga, a taça da liga, o treinador da semana, e outras iniciativas que podem surgir a qualquer momento. Um responsável por cada uma, na minha opinião, como aliás já acontece. Penso que devem ser "produções" independentes, sem qualquer influência numa suposta hierarquia. Seriam ajudadas, isso sim, na sua divulgação, por exemplo através do jornal.
O jornal. Quantos mais colaboradores, melhor. Seriam uma espécie de repórteres, ora caçando entrevistas ou citações, ou outras notícias de interesse para um jornal. Chegar o mais longe possível (divisões inferiores) dando voz aos menos conhecidos do BB em Portugal.
Quantos aos tutoriais, já existem pelos foruns algumas boas peças, o mais dificil é encontrá-las, organizá-las e colocar tudo no mesmo cesto, acrescentando o que falta e modificando o que está desactualizado. Duas pessoas chegam e sobram para tomar conta do recado. Talvez dê algum trabalho ao início, mas será muito recompensador e de grande ajuda para os mais desorientados. Não descarto uma compilação final em pdf como "guia de iniciação" ou um "passo a passo inicial". Só com o básico, para ninguém se sentir abandonado ao chegar ao jogo.
Depois tem é que haver comunicação entre todos estes sectores. Estamos a falar de 20 utilizadores, mais coisa menos coisa.
Perguntar