então cara
eu agradeço toda a explicação
mas o que eu disse, novamente, foi:
Não disse que todos se beneficiariam necessariamente. Disse que as pessoas que souberam aproveitar se beneficiariam, e formaram jogadores que serão inigualáveis.
Explicando a frase: quem decidiu treinar um jogador a partir dos 18 e a partir da duplicada de velocidade se beneficiou.
Isso está escrito no seu post, mas no seu post você coloca que
quem entrou no jogo nessa hora que se beneficiou, o que é pressupor que nenhum veterano anterior poderia ter contratado um menino de 18 anos nessa época e tê-lo treinado a partir dali, o que é uma pressuposição errada.
novamente, quem é beneficiado na minha tese é quem treinou um menino de 18 anos a partir da duplicada, e isso é consenso tanto no seu post quanto no meu. a desvantagem natural de ter entrado mais tarde pra esse sujeito se aplica somente com relação aos seus veteranos, e a vantagem natural com relação aos seus novatos é maior que o natural.
tentando explicar, num jogo normal quem entra antes teria x em dado tempo, quem entra num segundo momento teria x-1, quem entra num terceiro momento teria x-2
o que aconteceu aqui é que quem entrou antes tem x, quem entrou num segundo momento tem x, e quem entrou no terceiro momento tem os mesmos x-2, ou seja, a diferença é maior que a normal.