BuzzerBeater Forums

Portugal - I.1 > Temporada 12

Temporada 12

Set priority
Show messages by
This Post:
00
136034.262 in reply to 136034.261
Date: 4/11/2010 11:56:53 AM
Overall Posts Rated:
5252
Devido ao tamanho do post, não posso fazer um quote, por isso vou tentar responder a tudo. Começar só por dizer que não custou ler tudo isso, é normal que a mudança do motor de jogo traga muitas dúvidas.

Um apontamento rápido sobre os ratings: ao contrário do que acontece no Hattrick (também jogo, embora não seja muito dedicado, nem dos maiores conhecedores), os ratings aqui no BB não transparecem o que se passou, na realidade, no jogo. Eles não baixam nem sobem se um jogador joga bem ou mal, por algum motivo; eles não mostram as variações e situações que acontecem em campo; eles mostram, tão somente, a qualidade dos jogadores, e variam apenas em função dos minutos que os jogadores jogam (ou seja, a quantidade de tempo com que eles contribuíram com a sua qualidade). É muito importante perceber isto.

Respondendo à parte que me foi dirigida, sobre as faltas, apesar de elas não se reflectirem nos ratings (como já tinha explicado), elas reflectem-se nas notas individuais dos jogadores, ao contrário do que possas pensar. Um jogador, quanto mais faltas fizer, menor será a sua nota.

Sobre a situação de jogar tranquilo, novamente a questão dos ratings. Elas mostram a qualidade, e neste caso a quantidade de skills que os jogadores que puseste a jogar têm, e o menor esforço é sempre algo subjectivo. Não concordo que isso se devesse reflectir nos ratings, mas isso já é uma opinião pessoal e não é chamada aqui para a questão.

Só mais uma coisa: é também importante perceber que os ratings não mostram todas as skills e capacidades dos jogadores. O Hattrick é um jogo MUITO mais linear e fácil de entender, porque as características são directas: se conta uma situação de ataque, é a finalização que está em causa. Meio-campo = criatividade. Agora surgiu a questão das assistências, mas é algo pequeno quando comparado com o BB. Aqui, quando um jogador lança, temos em conta o seu lançamento, penetração, distância de lançamento ou lançamento interior, ou ainda o valor do passe de quem lhe endereçou a bola. Já para não falar na forma do jogador (isso também é no HT), capacidade defensiva do seu defensor directo, a força defensiva da defesa zona do adversário (caso tenha utilizado uma), etc., etc., etc.

Esta é a realidade: o BB é muito mais subjectivo, com muito mais variáveis e possibilidades. Isso torna-o muito mais complexo e difícil de entender, mas também muito mais interessante de se jogar.

Abraço, e espero mesmo que não desistas ;)

This Post:
00
136034.263 in reply to 136034.262
Date: 4/11/2010 1:24:09 PM
Overall Posts Rated:
2222
Em primeiro lugar, obrigado pela tua resposta.

Não sei se o BB é mais complicado ou não que o HT. Pode ter algumas equações mais complicadas para os programadores. Mas isso do ponto de vista do utilizador é irrelevante.

Do ponto de vista do utilizador tudo deve ser perfeitamente transparente. Se o utilizador não entende porque perde uma partida em que foi esmagadoramente superior ao adversário tende a desinteressar-se. O BB até pode ser mais complexo, mas não pode ser ininteligível para um utilizador médio.

Em 1987 programei um jogo para o Spectrum, que esteve à venda em algumas lojas do país. Chamava-se "Futebol 86" e era um jogo de estratégia dedicado ao Campeonato do Mundo que se realizou no México em 1986. O antigo jornal "A Capital" publicou um artigo sobre o jogo e entre algumas críticas, elogiou a jogabilidade e a percepção fácil do ponto de vista do utilizador do que era necessário para obter bons resultados no jogo. Posso ter falhado em muita coisa no jogo, mas a clareza e a transparência são fundamentais. E no entanto, passei largos meses a programar o jogo, e utilizei uma grande quantidade de código-máquina. Mas o resultado final foi, não um jogo excepcional, mas, pelo menos, um jogo perceptível a um utilizador médio.

Para além disso, tenho muitas horas (estupidamente?) perdidas com jogos de estratégia do ponto de vista do utilizador. Portanto, repito, não engulo uma explicação qualquer. "Ah e tal, isto é muito complexo, tu é que não estás a topar como é"

O BB é um jogo muito fácil tal como o HT. Dêem-me 50 milhões e eu torno-me invencível. Isto é claro como água. O que não é claro é por que motivo há um aumento de anormalidades; este último jogo com o Jorsan, seria normal eu ganhar, como ganhei quase todos os jogos em casa na época passada. Mas admito uma surpresa; muito bem. O que não aceito é que se diga que foi uma derrota normal. E se não foi uma surpresa, um random, então digam-me racionalmente os motivos da derrota. Ou se foi surpresa, por é que tem havido um aumento brutal desses patéticos resultados.

Não me venham com histórias de complexidade. O BB não pode ser difícil de entender. Para complicado, basta o xadrez , que já jogo a nível federado há muitos anos e ao qual dediquei quando era mais novo, muitas dezenas de horas de estudo. O BB não pode ser assim, nem eu quero perder tanto tempo com ele. Tem que ser um espaço de diversão e não de irritação.

Escreveste tu:

Agora surgiu a questão das assistências, mas é algo pequeno quando comparado com o BB. Aqui, quando um jogador lança, temos em conta o seu lançamento, penetração, distância de lançamento ou lançamento interior, ou ainda o valor do passe de quem lhe endereçou a bola. Já para não falar na forma do jogador (isso também é no HT), capacidade defensiva do seu defensor directo, a força defensiva da defesa zona do adversário (caso tenha utilizado uma), etc., etc., etc.

Essa aparente complexidade de factores também existe no HT. Mas para o utilizador, isso é irrelevante. O que importa ao utilizador é que existam indicadores fiáveis que demonstrem que o jogador A se safou num determinado jogo ou não. E tudo isso deve estar reflectido nos ratings. Senão andamos todos a adivinhar. Repito, um jogo de estratégia deve ser transparente.

Portanto, das duas, uma: Ou o motor deu o estoiro por causa do óleo de fritar pastéis de bacalhau ou então vamos todos ter que tirar um Mestrado de BB para poder jogar a isto.

Ainda há um factor no HT que desconheço aqui, mas deveria saber-se com clareza se existe no BBi - a confiança.

Em relação a continuar ou não, é muito cedo para decidir isso, mas sabemos que tudo tem um fim, nada é eterno. Por enquanto, tenho-me divertido no BB, mas vou estar atento à evolução do campeonato. Se jogo xadrez há décadas, é porque o jogo nunca me desiludiu, apesar de ser altamente complexo. A questão não é a complexidade - é simplesmente o aumento de situações completamente disparatadas aqui no BB.

From: nenhum
This Post:
00
136034.264 in reply to 136034.263
Date: 4/11/2010 2:23:48 PM
Overall Posts Rated:
135135
Parece-me que estamos a precisar da explicação do GrandeMestre.

Message deleted
This Post:
00
136034.268 in reply to 136034.266
Date: 4/11/2010 2:44:33 PM
Overall Posts Rated:
135135
Amuei!

This Post:
00
136034.270 in reply to 136034.263
Date: 4/11/2010 2:45:03 PM
Overall Posts Rated:
5252
O que tu estás a reivindicar é que os ratings que aparecem no final do jogo sejam o reflexo do que se passou em campo, quando isso não acontece. E não acontece, não por ser uma falha dos programadores do jogo, mas porque é mesmo suposto não dizerem. Os BBs não querem que assim seja, já o disseram várias vezes.

Por exemplo, imaginando que jogas em Bola para Dento, apenas o SF, PF e C contribuem para o rating de ataque interior. No entanto, grande parte dos lançamentos é efectuada pelos bases, que não contribuem de maneira nenhuma para esse rating. Eu posso ter um ataque interior "excepcional", e tu um ataque interior "forte" (imaginando que estamos ambos em Bola para Dentro). No entanto, se cada uma das duplas de bases efectuasse 30 lançamentos, mesmo o meu ataque interior sendo muito mais forte, se os meus bases só mandassem pedradas ao cesto, e os teus acertassem uma elevada percentagem desses 30 lançamentos, tu terias aí imensa vantagem, vantagem essa que não estaria espelhada nos ratings.
E este é apenas um dos exemplos que te posso dar.

EDIT: Só acrescentar que, com o meu post anterior, não quis dizer que a tua derrota foi justa. Não me fiz entender, se calhar. Eu estava a falar no geral. No caso específico desse jogo, realmente acho que o random decidiu jogar também, embora se saiba que defesas 2-3 são muito perigosas de se utilizar hoje em dia.

Last edited by AfonsoP at 4/11/2010 2:46:45 PM

This Post:
00
136034.271 in reply to 136034.269
Date: 4/11/2010 3:00:40 PM
Overall Posts Rated:
135135
Amuei pk apagaram aquela mensagem a seguir ao meu post, suponho que fosse a dizer mal de mim, a tratar-me mal...
Isso excita-me... Mas fico na dúvida, pode até nem ter sido... Bem, vou pro meu canto que isto de ter que subir escadas pra vir espreitar o fórum da liga acima da minha cansa..

@damena: mentiste-me seu cafageste, tinhas dito que tinhas feito o trabalho de casa e mais à frente admites que não.. Estou atento :) P.S.: Boa sorte para o jogo! Força Portugal!

(não me levem a mal, eu sou bom rapaz.. pelo menos a minha mãe diz que sim a toda a gente)

Advertisement