Bem acho que percebi a ideia.
Como já não estou na taça o meu entusiasmo não pode subir de 10. Neste momento tenho entusiasmo 9 o que quer dizer que até sábado deve estar em 7/8? Sabendo que ainda faltam muitos jogos até ao final da temporado acham que jogando alguns jogos em normal (digamos os mais dificeis que devem ser uns 3) e os outros em tranquilo, consigo chegar aos playoff com entusiasmo 10?
É que se assim fosse, apesar de achar que o melhor da outra conferência vai fazer uma melhor temporada que eu, arriscava para não perder nenhum jogo até ao final e tentar ter o factor casa se atingir a final dos playoff.
Um coisa que tu tens de perceber é a seguinte: o teu entusiasmo, não estando na taça, PODE ser mais de 10. No entanto, ele atingirá esse valor nos dias em que não tens jogos. De dia para dia o entusiasmo irá cair de valor e regressar sempre ao habitual 9/10 (para quem não está na taça.
Dizes que neste momento tens entusiasmo 9. Imagina que chagavas a sábado e ias jogar com entusiasmo 9 (não vais, porque ele deve descer para 8, ou mesmo 7). Mas imagina que jogavas tranquilo, com esse mesmo valor, 9. Nesse momento, o teu entusiasmo passaria a ser 12. Como vês, o entusiasmo estaria acima de 10. No entanto, deveria descer à volta de 1 nível por dia até terça-feira, e jogarias com 9. Se na terça jogasses novamente em tranquilo, voltaria aos 12, e voltaria a descer para 9 até sábado. E isto sucessivamente. Só que chegarias a um ponto em que, depois de tantos tranquilos, em vez de descer de 12 para 9, desceria de 12 para 10, e isso depende do sub-valor escondido do entusiasmo (para quem disse que não havia, está enganado, porque há) - deverá ser uma espécie de valor decimal.
No entanto, é impossível jogares com mais de 10 sem estares na taça. O sub-valor define se jogas com 9 ou 10, mas não permite subir mais, se fores sempre fazendo este esquema.
Com esta explicação pretendo também esclarecer que o teu valor de entusiasmo, por mais tranquilos que jogues, nunca chegará a 14 ou 15, como pensas que chegará.
Estas questões são delicadas, e envolvem muitas variáveis. É bom discutirmos abertamente para se ficar a conhecê-las melhor.