Creio que a grande maioria dos usuários desgostou de tal mudança, me incluindo nesse grupo.
Minha principal queixa, como já citado pelo damena, é o não-controle total sobre a evolução do jogador. Pelo que entendi, esses 10% de treino, que variam de acordo com o skillset do jogador, vão ser randomicamente distribuídos a outras skills. Mas seria interessante um esclarecimento dos BBs exatamente sobre esse ponto: esses 10% são distribuídos igualmente a todas as skills originalmente não treinadas pelo tipo de treino escolhido ou o número de skills e a porcentagem de treino distribuída para cada uma pode variar? Se for a segunda opção, não há como haver sistema mais injusto. Enquanto eu, por sorte, posso receber treinos seguidos no ataque garrafão de um armador desejado enquanto treino suas primárias, outra pessoa pode receber treinos seguidos em skills indesejadas, como rebote em um armador que já possui rebote muito alto. E o interessante é que os BBs sempre são o mais vagos possíveis em relação a esses tipos de explicação, gerando muita discussão desnecessária nos fórums que poderia ser melhor direcionada por esclarecimentos realmente claros.
Essa mudança deve também ter um impacto muito grande na economia. Jogadores com potencial mais alto e skills mais equilibradas devem ser mais valorizados do que já são, já que torna-se parcialmente imprevisível a evolução do jogador(se o pessoal já reclamava dos preços irreais pagos por grandes rookies antes, e que isso tinha um impacto negativo na economia, imagine nas próximas temporadas). Muitos jogadores devem perder, injustamente, valor de mercado por receberem treino em skills que aumentam muito seu salário e não sua performance (DA e rebote em Armadores, e toco ou rebote em jogadores com salário já muito alto e/ou que possuem certo desequilíbrio entre as skills primárias), principalmente em jogadores de alto nível.
NTs também serão prejudicas com jogadores mais desequilibrados, já que, a longo prazo, esse sistema deve dar uma considerável quantidade de pops em skills indesejáveis e os jogadores mais novos demorarão mais tempo para atingir o nível dos jogadores já consolidados nas equipes. Isso, de certa forma, até desencoraja o treino de um NT Player.
Enfim, basicamente, falando em cima das poucas e vagas informações nos dadas, eu diria que essa mudança é simplesmente desastrosa. O único ponto positivo é que a vida dos treinadores de SFs foi um pouco facilitada. Mas o ponto principal é: será que essa mudança é realmente benéfica para o treino de SFs sendo que os mesmos ainda têm que ser deslocados da posição original para serem treinados? Não seria, como um todo, mais fácil colocar a opção dos mesmos serem treinados na posição original e deixar que cada um treine e mantenha as skills dos seus jogadores de acordo com o seu entendimento do GE, e não os forçando a jogarem o jogo como os criadores querem, porque não treinar jogadores equilibrados já os penalizam suficientemente, tanto em performance quanto economicamente? Às vezes, parece-me que os BBs gostam de ir contra um senso geral apenas para nos torturar.
E devem existir muitos pontos negativos que não citei. Mas meu medo mesmo é o sistema realmente funcionar como parece e muitos perderem o interesse pelo jogo, levando a numerosos quits. E mesmo que isso aconteça em grande escala, duvido que o sistema volte ao que era ou mude da mais simples maneira.