BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
This Post:
00
79771.3 in reply to 79771.2
Date: 3/7/2009 11:53:39 AM
Overall Posts Rated:
5252
(2ª parte)

5. Qual a tua reacção quando recebeste a notícia da primeira convocatória?
Fiquei muito contente e senti que foi o culminar de um trabalho que vinha a ser desenvolvido. Principalmente pelo Damena que, desde o inicio, teve de aturar com as minhas perguntas de novato. Mas, como é fácil de imaginar, é extremamente gratificante vermos um jogador nosso chegar à selecção.

6. Tem sido um estímulo extra e um ponto de maior motivação treinares um internacional?
Claro. É um enorme prazer poder contribuir com um jogador, para a representação da nossa comunidade além-fronteiras.

7. Estavas disposto a começar tudo de novo? Pegar num rookie promissor e levá-lo ao estrelato?
Sem dúvida. Depois de termos treinado um jogador e ele atingir tamanho sucesso, acho que é impossível não o querermos fazer outra vez. Até porque, a compreensão é outra e a experiência ajuda bastante nestas situações. E mesmo sabendo que ele pode não chegar à selecção, até porque há mais pessoas a treinar os seus jogadores, é sem dúvida algo que vale a pena tentar. Porque vai ser sempre um jogador, que vai atingir um valor bastante considerável tanto dentro, como fora do campo.

8. O teu jogador tem sido bem aproveitado pelo Seleccionador Nacional?
Bem, este é o ano de estreia dele na selecção principal. Por isso, ainda só posso falar das duas épocas que ele esteve nos U21 sob a direcção do Tiago Barradas. E acho que foi bem aproveitado. O Ricardo Durão é um jogador com bom passe e quando se joga em 'Bola para Dentro' é do melhor que há. Jogando numa táctica ofensiva exterior, estou consciente que haviam melhores lançadores na lista de convocados.

9. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português?
Acho que, só posso dizer que ouçam os conselhos dos respectivos Scouts e qualquer dúvida que tenham, perguntem. Como viram, o Damena ajudou-me bastante. E hoje, há ainda mais pessoas interessadas e experientes, prontas a darem os seus conselhos. Porque todos sabemos que, o aumento da competitividade nas nossas ligas vai tornar o jogo mais divertido e mais interessante. Mas também, aumentar significativamente o nível da nossa selecção e o respeito pela nossa comunidade.

This Post:
00
79771.4 in reply to 79771.3
Date: 3/7/2009 2:48:42 PM
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao Kamel por dar a bola ao ar nesta iniciativa.
Faltou dizer por minha culpa, que o Ricardo Durão é um Base, com 22 anos, que como o Kamel esclareceu, tem feito um percurso de treino e progressão nas Selecções acompanhado pelos nossos seleccionadores actuais e anteriores.

Em breve teremos aqui as palavras do Treinador sergiuz sobre o seu internacional.

O tópico está também aberto aos vossos comentários, não se esqueçam.

From: sergiuz
This Post:
00
79771.5 in reply to 79771.4
Date: 3/10/2009 6:38:49 PM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
1. Como adquiriu o Tiago Pinheiro e Sebastião Lopes? Golpe de génio no mercado ou uma escolha sortuda do draft?

Sorte... apenas sorte, aliás, nessa época foi em triplicado. Começei a jogar em meados da época 4 e fiquei imediatamente “apanhado”. Li, reli e voltei a ler diversos tópicos, regras e tudo o que me pudesse ajudar a compreender o jogo. Decidi apostar o máximo no draft e acabou por me sair a sorte grande. Para além do Tiago Pinheiro e do Sebastião Lopes, veio também o Francisco Reis que acabei por colocar nas transferências, vindo a ser adquirido só pelo Campeão Nacional, Abrantes Basket.
Foi nesse momento que começou a saga do treino do Pinheiro e do Lopes.
Recebi, e segui, os conselhos de quem se propôs ajudar e então entrei num programa de treino que, para além destes dois jogadores, envolvia um senhor chamado Miguel Medeiros, que fazia parte do plantel inicial.



2. Qual o contributo dos jogadores para a tua equipa?

É fundamental. Em conjunto formam uma dupla de interiores muito forte e muito fiável. Na época 5 sagramos-nos Campeões da IVª divisão e na época passada da IIIª, sempre com o nosso jogo assente na capacidade destes jogadores e, não o posso deixar de referir, do Miguel Medeiros.



3. Tem sido difícil gerir o elevado salário que um internacional naturalmente aufere?

Não, por muito estranho que esta resposta possa parecer. Assustou-me um pouco o aumento verificado na época transacta mas acabou por ser fácil controlar as ‘contas’ com as receitas provenientes das bilheteiras e de vendas de activos. Aliás, é necessário não esquecer que, com o treino do Pinheiro o do Lopes, está subjacente o treino, e claro, a evolução de outros jogadores que partilham as posições. A prova está na transferência do jogador Miguel Medeiros, que deixou a equipa no último defeso a troco de uma soma, digamos, considerável. Mas pelo caminho outras houveram que foram permitindo o fortalecimento da equipa nos sectores não treinados.



4. Pensas vende-lo ou é um jogador indispensável?

Vende-lo? Para quê? Pinheiro e Lopes compõem uma excelente dupla e dificilmente os poderia substituir. Não seria muito fácil arranjar melhor. Aposto mais na continuidade do seu treino e no treino de outros jovens valores, esses sim, com o objectivo de permitir o saneamento financeiro da equipa.



5. Qual a tua reacção quando recebeste a notícia da primeira convocatória?

O Pinheiro ingressou na Selecção no início da época 7 e foi uma enorme satisfação, obviamente. Senti que o trabalho, até então realizado, tinha sido reconhecido.
Agora posso dizer que, com a recente chamada do Lopes, finalmente chegou a “cereja” para colocar em cima do bolo.




From: sergiuz
This Post:
00
79771.6 in reply to 79771.5
Date: 3/10/2009 6:39:50 PM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
6. Tem sido um estímulo extra e um ponto de maior motivação treinares, agora, dois internacionais?

Sim, claro! Se é gratificante ter um jogador nosso a defender as cores da nossa nação, ter dois é qualquer coisa de extraordinário.



7. Estavas disposto a começar tudo de novo? Pegar num 'Rookie' promissor e levá-lo ao estrelato?

Claro que sim. Treinar jogadores com o objectivo de os tornar hipotéticos internacionais só trás vantagens a qualquer equipa. Aliás, é algo que está nos meus planos futuros. Quando? Não sei, a oportunidade assim o determinará.



8. O teus jogadores têm sido bem aproveitado pelo Seleccionador Nacional?

No que diz respeito ao Pinheiro, penso que sim. A sua integração tem sido gradual conforme o aumento da sua qualidade e, actualmente, julgo ser um jogador indispensável.
Quanto ao Lopes, é uma incógnita mas estou deveras confiante nas suas capacidades e na capacidade do seleccionador para dele extrair o melhor para a equipa nacional.
É bom não esquecer que há grandes jogadores seleccionáveis, pelo que, a concorrência é feroz, mas extremamente saudável. E ainda bem, Portugal só tem a lucrar com essa situação.



9. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português?

Que o façam como eu fiz. Tornando-o o principal objectivo da equipa mesmo que, para isso, tenha de abdicar dos resultados imediatos. Estes não tardarão a aparecer e com eles virão também os financeiros. Que sigam as instruções dos seleccionadores nacionais e dos seus staffs. Acreditem que só pretendem ajudar.


This Post:
00
79771.7 in reply to 79771.6
Date: 3/10/2009 9:37:14 PM
Overall Posts Rated:
115115
A mais recente convocatória da Selecção de Sub-21 veio contemplar o treinador sergiuz com mais um internacional. Pois é, são 2! Conhecidos pelos "2 monstrinhos" têm vindo a arrasar os adversários nas divisões nacionais e tiveram um belo desempenho nesta parceria internacional também.
Ao Tiago Pinheiro, juntou-se agora o Sebastião Lopes.
São os dois jogadores interiores, com 21 anos.
Obrigado ao sergiuz por nos deixar o seu testemunho.

A quem começa agora esse processo de treino, com jovens de 18 anos, valendo de ordenado 3/4/5mil ... não se esqueçam que estes jogadores que são hoje internacionais, também começaram assim!

Um "TUGA" de qualidade fica bem em qualquer equipa ;)

Quem tiver perguntas, quem quiser ver satisfeita alguma curiosidade sobre os nossos internacionais e os seus treinadores, podem deixar as suas perguntas, que serão endereçadas em futuras "entrevistas".

This Post:
00
79771.8 in reply to 79771.7
Date: 3/12/2009 7:46:26 AM
Overall Posts Rated:
115115
O próximo convidado para este espaço, será o Treinador Jhonny Moreira, da União Desportiva Moreirense, que nos virá falar do seu jovem internacional Tiago de Deus.

Para surpresa de muitos, este jovem base, estreou-se no escalão U-21 com apenas 19 anos!




Last edited by Ziad Mbouh at 3/12/2009 7:47:14 AM

This Post:
00
79771.9 in reply to 79771.8
Date: 3/13/2009 1:42:21 PM
Overall Posts Rated:
115115
Entrevista com Jhonny Moreira, Treinador do jovem base internacional português Tiago de Deus e da União Desportiva Moreirense da liga III.3.


1. O Tiago de Deus é um jogador escolhido por ti no Draft da temporada 5. Percebeste logo que tinhas nas mãos um diamante por lapidar?

Jhonny Morreira: Quando o recebi tinha as habilidades principais em respeitável, penso que qualquer treinador de bases notava que este jogador era um diamante por lapidar.


2. O Tiago de Deus estreou-se na Selecção Sub-21 Portuguesa aos 19 anos! Foi uma surpresa conseguir coloca-lo a um nível elevado tão cedo na sua carreira?

Jhonny Morreira: Foi uma surpresa pelo facto de o treinador da selecção nacional (Damena) dizer que ainda não estava pronto para fazer parte do plantel da selecção de sub-21, mas quando vi a lista dos jogador e vi lá Tiago de Deus fiquei contente.


3. Tem sido fácil treiná-lo até ao nível que exibe hoje em dia?

Jhonny Morreira: Para treiná-lo até este nível tive que fazer uns sacrifícios na equipa mas logo compensaram, com 20 anos é o base lançador titular da sub-21.


4. Quanto ao futuro, pensas continuar a treinar o Tiago de Deus? Se sim, até quando pensas que podes treiná-lo?

Jhonny Morreira: Sim, penso treiná-lo mais uma época, até aos 21 anos. Pois já está a alcançar o máximo do seu potencial.


5. A União Desportiva Moreirense compete na 3ª divisão. Qual a importância em termos de resultados que um jogador deste nível tem na tua liga?

Jhonny Morreira: Um jogador deste nível na 3ª divisão consegue ser muito decisivo, já que aumenta razoavelmente o valor da defesa e do ataque.


6. Com o foco do treino direccionado no Tiago, qual tem sido a tua estratégia para melhorar os outros sectores da equipa?

Jhonny Morreira: A minha estratégia foi treinar a defesa e o ataque exterior. É uma táctica pouco utilizada no BB mas por experiência própria dou como conselho a quem está a começar a jogar que treine esta zona.


7. Imagina que te vem parar às mãos num dos próximos drafts um jovem de grande potencial. Existe motivação para começares outra vez todo o processo de treinamento?

Jhonny Morreira: Sem dúvida, se tivesse outro jogador como o Tiago de Deus na equipa, ela estaria muito mais forte.


8. Na tua opinião qual a melhor estratégia para quem começa agora e quer treinar jogadores portugueses?

Jhonny Morreira: Treinar o menor número de posições para maximizar o treino, porque os jogadores portugueses não só fortalecem a equipa como a
Selecção Nacional.



Agradeço ao Jhonny Moreira a sua disponibilidade para nos deixar aqui o seu testemunho.

Na próxima semana, voltaremos para falar sobre o poste internacional português Eduardo Pessa e com isso aproveitaremos para abordar outros temas respeitantes às Selecções Nacionais, já que o seu Treinador Damena, é o Seleccionador AA.


Last edited by Ziad Mbouh at 3/13/2009 1:42:51 PM

This Post:
00
79771.11 in reply to 79771.10
Date: 3/25/2009 10:05:31 AM
Overall Posts Rated:
115115
Voltaremos em breve a este nosso espaço, com as palavras de Tiago Reis, Treinador da equipa Parte Tabelas, da Liga Nacional.
Tiago Reis tem nas suas fileiras os bases José Chumbo e João Noronha, dois dos mais antigos internacionais portugueses.

This Post:
00
79771.12 in reply to 79771.11
Date: 3/25/2009 10:53:17 AM
Overall Posts Rated:
00
1. Na época 3 a Selecção Nacional dava os primeiros passos e no seu jogo de estreia José Chumbo foi um dos jogadores utilizados. Na altura foi uma surpresa?

Foi uma grande surpresa…Se não estou em erro o seleccionador na altura era o Tugas, e eu tinha acabado de chegar ao BB, n conhecia os jogadores nem o jogo em si. Uma das primeiras coisas que fiz para conseguir dinheiro foi por o Chumbo a venda…3 dias depois um amigo meu reparou q ele estava convocado para a selecção e depois tive q tar online no momento da saída dele e cada vez q alguém oferecia eu oferecia por cima. Como ainda n havia comissões para os empresários n foi difícil segura-lo.


2. Tens dois dos mais antigos internacionais portugueses, José Chumbo e João Noronha. Esperavas que tantas épocas depois os dois continuassem na Selecção?

Sinceramente e não me querendo gabar por eles até pq foi uma sorte saírem me os 2 logo na equipa inicial, são dos jogadores mais completos q já vi. Sabia que enquanto os evoluísse eles provavelmente teriam um lugar la guardado.


3. João Noronha, que se estreou no terceiro jogo da Selecção AA, foi considerado na recente entrevista dada pelo nosso Seleccionador (GM-damena), um dos jogadores mais importantes em todo este trajecto da Selecção. Que comentário te merece a afirmação do nosso Seleccionador?


Tanto o Noronha como o Chumbo pode-se dizer q têm um “ Dedinho do Damena”, nem sempre os tenho evoluído, mas qdo evoluo normalmente aconselho me com ele. O Noronha é um grande jogador, mto importante em qualquer equipa…mas no caso da seleccao n é o único .Tem lá grandes companheiros de longa data e todos eles deram igualmente o seu contributo.



This Post:
00
79771.13 in reply to 79771.11
Date: 3/25/2009 10:55:35 AM
Overall Posts Rated:
00
4. Pensas que será possível manter ambos na Selecção muito mais tempo, ou a nova vaga de jogadores nacionais os ultrapassarão em breve nas escolhas dos seleccionadores?

Sinceramente axo que mante-los as próximas épocas depende também da forma como eu os evoluir. Ambos são mto completos e isso traz lhes grande vantagem mas não são insubstituíveis. Há já grandes substitutos para o lugar deles e neste momento já nem são considerados titularissimos. É algo q depende de varias coisas e sinceramente so o tempo o dirá.


5. Ao longo de todo este trajecto de treino, em algum momento tiveste de sacrificar o aumento de qualidade do resto da equipa, para privilegiar o desenvolvimento da tua dupla de bases?


Ao longo deste trajecto todo de treino já aconteceu de tudo. Já sacrifiquei a equipa por eles e já os sacrifiquei a eles pela equipa. No inicio e com a motivacao inicial da seleccao sacrificava mais a equipa e privilegiava-os a eles. Hoje em dia por vários motivos se calhar acontece mais o contrario. Erro ou não é o q está mais a acontecer.

6. Ao longo destas épocas como qualificas o contributo de ambos para o sucesso da tua equipa?


Lendário:D


Advertisement