BuzzerBeater Forums

BB Portugal > National Team Debate Thread

National Team Debate Thread (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
148561.301 in reply to 148561.293
Date: 7/1/2010 10:13:41 AM
Overall Posts Rated:
5252
Creio que isto ajuda a responder à minha pergunta. Para além dessa abordagem renovada, têm algumas novas iniciativas em mente?

E talvez olhando mais para a grande fotografia... A Selecção poderá contar com esse vosso entusiasmo na comunicação, independentemente da vossa lista ser a vencedora ou não, pondo de lado eventuais divergências de qualquer natureza que possa haver?

Creio que esta pergunta também é válida para a outra candidatura, mas talvez mais focada ao nível da partilha da experiência que têm a exercer determinados cargos e funções.

Infelizmente, parece que o Joaquim se esqueceu disto. Lá ao fundo da rua já se ouve: JAQUIM! ACORDA, PÁ!

Last edited by the L train at 7/1/2010 11:00:41 AM

Message deleted
This Post:
00
148561.303 in reply to 148561.301
Date: 7/1/2010 10:55:51 AM
Overall Posts Rated:
7070
Para os candidatos a seleccionadores.

Quantos jogadores vão ser convocados para o primeiro jogo?

Com quantos jogadores contam fazer a 1ª fase (aproximadamente, claro).

Para a primeira convocatória, quem seriam os convocados partindo do princípio que à partida não iria haver problemas com formas, lesões e afins. Digam mesmo os nomes em vez dos habituais (2 BP's, 3 BL's, 4 trincos, etc.).



O ideal seria convocar 12 jogadores, sendo que penso escolher 15 para fazer a primeira fase, na medida em que há sempre condicionantes a ter em conta e não nos daremos ao luxo de mexer na convocatória perdendo entusiasmo.

Vou responder à questão acerca da primeira convocatória apenas e só com o meu cunho pessoal (baseado na BD fornecida, povavelmente a necessitar de um update), algo que não acontecerá no futuro visto que conto debater sempre as minhas ideias, em primeira instância com os meus colaboradores e em segunda instância, naturalmente, com a comunidade.


BP: Luís Sereno e Filipe Bola.
BL: Edgar 'The Money Man' Pedrosa (vá, admito, é tanga, considero que não cabe na nossa selecção de momento, apesar de ser o meu menino de ouro). Miguel Ângelo Veloso e Vítor Correia.
Combo Guards (para os mais novos ou menos familiarizados, bases que se adaptem a ambas as posições, dependendo da táctica a usar - BP e BL): Hilário Mafra e Dário Castanheira.
Ext: Samuel Santos, Alberto Vaz e Flávio Domingues.
EP: Bruno Luís Oliveira, Martinho Caio e Valentim Constatino (este último perante um compromisso do seu treinador em finalizarem o seu treino interior - havendo uma segunda opção na mesma situação - Constantino Garrido).
Postes: António Silves (e não é por ser filho de quem é), Camilo Leitão e Tiago Pinheiro (está bom ou é necessário um chocolatinho a acompanhar sergiuz?)

15 jogadores, três para cada posição sendo que nos bases incluí a categoria combo, incluindo 6 jogadores para 2 posições, podendo recorrer a 4 para cada nesta convocatória.

Em relação à convocatória do MadRaven, incluí mais 3 jogadores, o que me levou a ter mais opções, um na posição de base (Mafra), outro na posição de extremo (Alberto Vaz) e outro na posição de EP.


A nível de bases estamos de acordo, ainda que eu ache que o Mafra é um jogador fundamental numa futura convocatória por ser uma opção rica nos vários aspectos do jogo, tanto defensivos como ofensivos. A nível de extremos concordo que ao chamar dois terão de ser o Samuel e o Flávio, sendo o Alberto um 3.º homem a ter em conta perante certo tipo de adversários. Nos postes creio que não haverá dúvidas que estes são, de momento, e quiçá por bastante tempo mais ainda, os nossos homens.
Penso que foi a nível de EPs onde mais divergimos. Considero que tendo em conta a nossa excelência a nível de postes será importante aumentar a capacidade de passe e de tiro exterior a nível dos EPs. Não creio que a inclusão do Peneda seja fundamental pelo que optaria pela juventude de um dos Constantinos e pela versatilidade do Martinho Caio.

Do mesmo modo que opinei e fiz uma comparação entre a minha convocatória e a do MadRaven, focando os pontos de discórdia, estou aberto a críticas, sugestões e perguntas acerca da minha. ;)

El Pipo
From: Sugão
This Post:
00
148561.305 in reply to 148561.303
Date: 7/1/2010 11:06:55 AM
Overall Posts Rated:
7070
Tinha ficado em atraso a análise pedida à selecção de Israel uma vez que era uma questão que para ser respondida de modo sério e capaz necessitava de algum tempo que ontem não dispus devido à quantidade de perguntas que tinha para responder desde a tarde... E que tarde, tão concorrida. E acrescentaria, ainda bem. Sinal que a nossa comunidade está a evoluir.

Em atraso também a resposta a uma pergunta do comboio, da qual não me esqueci, que felizmente recolocaste direccionada para o RP - Éme Zí, mas à qual posso responder, após uma breve conferência com os meus companheiros de modo a colocar em dia ideias que pudessem ter surgido entretanto.

Seguem dentro de minutos ;)

El Pipo
From: Sugão
This Post:
00
148561.306 in reply to 148561.305
Date: 7/1/2010 11:09:02 AM
Overall Posts Rated:
7070
Selecção Israelita 21º lugar no ranking mundial
Bases Principais:
Nachman Raviv - Jogador ainda com alguma margem de evolução, pois é senhor de um grande potencial. É o base menos capaz deste trio, embora seja muito equilibrado, com bom número de assistências e uma percentagem de lançamento de 42%. Apresenta ainda números muito bons de ressalto para BP ( média de 3,6) pelo que terá um ressalto razoável.
Rahav Vansover - Este será num futuro próximo o melhor BP desta selecção, com apenas 23 anos e potencial histórico, tem ainda muito por onde evoluir. Já jogou na posição de extremo pelo que terá secundárias decentes, embora apenas tenha uma média de 2,4 ressaltos por jogo. Embora a sua média de assistências não seja vistosa, em jogos em que permanece mais de 25 minutos em campo apresenta uma média de 9,8 assistências por jogo!
Amichai Tabak - Actualmente o BP titular (talvez não por muito mais tempo). Apresenta bom nível de pontos, pois a sua equipa joga num foco exterior, mas ainda assim consegue uma média de 5,7 assistências por jogo pelo que é um excelente passador, aquele que é o melhor passador desta selecção. 4,3 ressalto por jogo demonstra que também sabe ressaltar. Um jogador lago faltoso embora apenas tenha sido excluído 2 vezes na época transacta.
Bases Lançadores:
Sachar Ben-Chaim - Aí está um especialista. Ainda com grande margem de progressão. Apresenta uma defesa interior de fazer inveja. Ideal para parar bases com elevada penetração e lançamento interior. Um defensor.
Shay Avitan - Lançador de grande capacidade, apresenta uma média de 20,5 por jogo com uma percentagem de lançamento perto dos 50%. Consegue aliar a estes números uma grande capacidade de passe (média de 5,1) e de ressalto (média 5,6). Jogador muito completo, prova disso é que também já alinhou na posição de extremo.
Noam Merimi - 'The money man', claramente o BL mais forte desta selecção. Os números falam por si, grande atirador com boa capacidade de passe e ressalto, também ele muito completo, e também já alinhou como Extremo. Sendo ponto comum em todos os BL as secundárias de qualidade.

Extremos:
Posição mais débil desta selecção. Nesta posição têm actuado diferentes jogadores, por norma BL's. Ou até o poste Zadek.

Extremos-Poste:
Todas as posições que tenham Extremo no nome, não é o forte desta selecção. O único Ep de raíz é o Itzik Ginat, que surge como um jogador ainda assim fraco da linha de 3 pontos, mas com média de pontos e ressaltos razoáveis para quem joga na principal liga grega.
Koby Eldad - Este poste é o titular habitual a EP. Olhando para as suas estatísticas é possuidor de interiores fortes com bons números de ressalto e pontos e apresenta um lançamento alto tendo em conta a sua média superior a 50% de concretização. Da linha de 3 pontos está longe de ser mau com os quase 30% de concretização. Ainda tem tempo para fazer umas quantas assistências.
Postes:
Ran Aberjel - Com apenas 22 anos e um potencial altíssimo tem muita margem de progressão. Pelos números do jovem, será um bom ressaltor e lançamento interior elevado já que longe do cesta apresenta dificuldades. Na época transacta estava no roster dos U21 e era o poste titular. Jogador a ter em conta no futuro.
Amiad Ashkenazi - Encontra-se à venda pelo que se torna mais fácil. Poste típico com as interiores muito fortes. Os seus números falam por si.

El Pipo
From: Sugão
This Post:
00
148561.307 in reply to 148561.306
Date: 7/1/2010 11:09:33 AM
Overall Posts Rated:
7070
Nota: Esta análise foi feita só a contar com os actuais convocados.
Esta selecção usa uma variedade de tácticos, sendo que as de ataque exterior aproveitam o BL de enorme qualidade aliado à necessidade de adaptar um outro BL a Ext., por outro lado as de ataque interior também usufruem da grande capacidade geral de passe dos bases e adaptação de um destes a Ext. Um ponto forte desta selecção é a sua capacidade defensiva e o equilíbrio da mesma.

Nota para a Selecção Israelita U21 que tem apresentado equipas de muita qualidade nas últimas épocas. Pelo que esta selecção tem condições para melhorar nas próximas épocas.

El Pipo
From: Sugão

This Post:
00
148561.308 in reply to 148561.300
Date: 7/1/2010 11:23:50 AM
Overall Posts Rated:
7070
Não sou eu apenas que penso que há muitos votos contra mim. Não é mania de perseguição. O Madraven estava a ser prejudicado por problemas contra mim, e por tal afastei para que o MadRaven não seja prejudicado por factores que nada têm a ver com as eleições.

Relativamente quanto a questão acerca da tua disponibilidade mantenho as minhas dúvidas, scout de poste é mais exigente em termos de tempo e dedicação que ser seleccionador nacional. Pois não só é preciso acompanhar inúmeros jogadores como ajudar nas tácticas e tudo o mais. Como seleccionador poderias sempre delegar a analise dos adversários aos scouts (como fazem os sub-21). Continuo com as minhas dúvidas relativamente a tua disponibilidade, mas se dizes que podes, é porque poderás, ainda que mantenha reservas em relação a isso.

Continuo a respeitar-te como sempre, não há aqui personal feeling em lado nenhum. Acho que és um cara porreiro, sem stress. Tenho apenas dúvidas relativas a um ponto que acho essencial.

De qualquer forma não voltarei a participar no debate, a não ser que seja extremamente necessário.


Só passei para corrigir o que está a bold. A análise dos adversários foi feita pelo seleccionador e num caso ou outro foi feita pelo seleccionador e pelo staff técnico. Relatórios dos adversários - uns mais bem elaborados que outros - foram entregues semanalmente ao staff técnico para posterior discussão do jogo (acabámos quase sempre à porrada no messenger, a mandar parêntesis rectos uns aos outros).


Referia-me propriamente ao mandato do Martinez, em que o Balbas fazia o scouting. My bad por não ter sido totalmente explicito. O que não quer dizer que o Martinez não o fizesse também, mas não é totalmente essencial que seja o seleccionador a acompanhar ao pormenor.



Tomo a liberdade de citar a dupla de seleccionadores em exercício na época finda. Parece-me que aqui fica bem claro o poder, a autonomia e o conhecimento acerca do jogo que os scouts devem ter... Sendo auto-suficientes para fazerem as suas próprias análises aos adversários. De acordo.

Porque sou fiel à máxima "o seu a seu dono" e não tenho por hábito tomar como meus os louros que não me são devidos, informo que o texto acima de análise à selecção israelita foi totalmente elaborado pelo meu scout de BP, lfgaspar, o que demonstra o seu enorme conhecimento acerca do jogo.

Possivelmente agora acusar-me-ão de estar a delegar nos meus scouts a resposta a perguntas que me foram direccionadas. Antes que isso aconteça, relembro e reitero que esta não é a candidatura do Sugão mas sim d'O Projecto' e que trabalharemos todos em conjunto, em toda e qualquer situação.

El Pipo
From: pimba
This Post:
00
148561.309 in reply to 148561.307
Date: 7/1/2010 11:25:27 AM
Overall Posts Rated:
6464
Uma perguntinha simples...

Quais são os indicadores que vocês usam para saber se os jogadores adversários estão a ser treinados nos seus clubes ou não?

From: lfgaspar

This Post:
00
148561.310 in reply to 148561.309
Date: 7/1/2010 11:28:55 AM
Overall Posts Rated:
3838
Falando por mim:

- Minutos jogados (soma dos minutos semanais)
- Posição a que jogou
- Notas de jogo ao longo da época
- DMI (sendo um valor que é necessário o seu monitorizamento)
- Transfer list (ajuda quando se vê lá as setinhas :p)

Il Pindello
From: Sugão

This Post:
00
148561.311 in reply to 148561.309
Date: 7/1/2010 11:34:04 AM
Overall Posts Rated:
7070
Uma perguntinha simples...

Quais são os indicadores que vocês usam para saber se os jogadores adversários estão a ser treinados nos seus clubes ou não?



Como é simples respondo-te directo, sucinto e rápido.

Há vários indicadores.

1 - Avaliação do plantel da equipa do jogador em questão, procurando as posições onde esta está apetrechada com jogadores treináveis.
2 - Avaliação dos minutos de jogo e a posição onde é utilizado, bem como os seus colegas de equipa treináveis.
3 - Constante 'update' da base de dados
4 - Mais difícil, mas possível, especialmente a longo prazo - avaliação da evolução estatística do jogador a vários níveis, tendo em conta varáveis condicionantes (adversário no jogo em questão, táctica utilizada, etc.)
Edit: 5 - DMI - Bom ponto, gy ;)

Last edited by Sugão at 7/1/2010 11:34:48 AM

El Pipo
Advertisement