Mas isso de se pensar nos "se's" tem muito que se lhe diga. De certa forma, acaba por conduzir a um mundo completamente diferente. Volto a afirmar a importância de não se negar a realidade com a pergunta: "Chegámos mais tarde ao jogo, e agora? Vamos apreciá-lo menos por causa disso?" Tenho a certeza que o Martinêz aprecia o jogo, tenho a certeza que tu aprecias o jogo e tenho a certeza que eu aprecio o jogo. Quer estejamos na LN ou na VI divisão. Por isso, os "se's" são completamente irrelevantes. Até porque para nos andarmos a chatear, temos coisas que valem bem mais a pena.
Começando pelo fim. Não é questão para chatear ou deixar de chatear :) Muito menos se apreciamos o jogo ou não. Apenas referi factos. Retira lá então o exemplo por onde peguei do Martinêz.
É diferente comparar entre pessoas que começaram ao mesmo tempo (e aí é fácil e simples ver quem são os melhores), do que comparar pessoas que começaram em momenos do tempo diferentes.
Até te digo mais, quando comecei a jogar isto nem tinha como objectivo a LN, exactamente pq não partimos todos das mesmas condições. É como uma maratona ter 42,125kms e outra ter 80 ou 150.
A dificuldade aumenta mas, ao contrário do que se possa pensar, esta não tende para o infinito. Todos os escalões têm um limite (incluindo a LN), logo, todos têm a hipótese de chegar ao escalão máximo. E para minimizar o factor "enraizamento" nas ligas, os BB's atribuíram os prémios de subidas. Se esse valor é suficiente, isso é outro assunto.
Todos têm hipotéses em tese sim, contudo é muito mais dificil competir contra 2000 do que contra 250. Quando havia 250 todos tinha 5000 ou 6000 lugares no pavilhão, todos tinham jogadores com comuns, respeitáveis e fortes; hoje quem começa tem uma realidade completamente diferente, compete contra quem já tem 20000 lugares e jogadores de 400k. As desvantagens comparativas são imensas. E a realidade é que a maior parte nunca verá a LN de perto. Hoje em dia, e até o jogo ter uma maturidade assinalavel e estar mais pertos dos limites, quem tem uma equipa bem estabelecida na LN só perde o lugar nas próximas 10 ou 15 temporadas se quiser. Se deixar de ligar ao jogo, se fizer alguma asneira muito grande ou se decidir mudar completamente a equipa e procurar outros desafios como fazer jogadores.
Por falar nos BB's minimizarem o enraizamento e a dificuldade não tender para o infinito, o cap no pavilhão é um bom sinal.
PS: a mensagem anterior nem era para ter ido para ti, era apenas a minha visão sobre o assunto.
Last edited by Ziad Mbouh at 1/30/2010 12:30:47 PM