De fato estamos tocando em um ponto muito importante, ter uma resistência alta como mencionou o bernspin é importante para manter a qualidade do jogador em quadra, um jogador pode ter ótimas habilidades, mas de que adiantaria isso se ele tem ridículo em resistência e não consegue jogar mais que o primeiro quarto em alto nível?
Na seleção sub-21 (infelizmente) temos jogadores com notas bem baixas em resistência, no entanto esses jogadores sempre ficam na reserva, sempre é preferível escalar jogadores com respeitável e forte neste quesito, pois analisando por esse ponto é melhor ter um jogador que renda bem o jogo inteiro e um reserva “felomenal” para entrar de vez em quando e dar uma ajuda.
Voltando ao caso dosjogadores do luizmelo que estavam em questão, creio que se treinar resistência agora na semana do Jogo das Estrelas, na ultima semana (ou duas ultimas se for eliminado dos offs) desta temporada e as duas primeiras da próxima, talvez ele já comece a ficar bom em resistência, eu pelo menos deixou para treinar resistência nestas épocas da temporada: começo, meio e fim.
Muita gente anda perguntado por ai o que é preciso para ter um bom AP, no nível de seleção, creio que o treino de 1x1 desvalorizou um pouco algumas habilidades, pois todos tem elas em alto nível, hoje em dia para ter um time diferenciado é necessário ter um AP com bons níveis em Passe e Defesa do perímetro, eu como treinador de uma seleção sinto muita falta de jogadores bons nesses parâmetros, felizmente tenho conseguido direcionar o treino de alguns jogadores da 21 para um rumo que a meu ver é o certo. E voltando novamente a resistência, ela é muito importante porem é tratada como item irrelevante pela maioria dos treinadores, embora na verdade ela não seja, o mesmo acontece com lance livre, que é uma habilidade que é deixada de lado mais pode mudar resultados no final da partida, meu jogo na terça pela liga mostra isso, não tenho um time bom de fato, mas mesmo assim venci no ultimo quarto num jogo pic x mots onde os jogadores adversários pararam em quadra no ultimo período e meu time desencadeou um seqüência maravilhosa de lances livres e cestas num momento onde todos puderam ver como o time adversário estava despreparado nesse ponto.