Ponto um: Tens a resposta a esta pergunta no post onde simulo a minha convocatória. Tendo em conta a excelência do nosso jogo interior, parece-me mais importante um jogador com maior capacidade de passe e de tiro, onde o Caio é incomparavelmente melhor. Não concordo que o Peneda seja um EP top-5 mundial. Como sempre defendeste, um EP deve ter defesa exterior, alguma capacidade para passar a bola e para se afastar do garrafão mantendo a efectividade. O Peneda tem excelentes interiores, é bem pago, mas o Martinho é mais versátil. Quanto a estarem a treinar ou não, como é óbvio, há situações das quais ainda não estou a par pois ainda não fui eleito. Ainda assim, fiz essa ressalva na minha convocação. Frisei que era uma convocatória que não tinha em conta um factor decisivo como é a disponibilidade e compromisso dos treinadores dos jogadores em continuar a treiná-los.
Nestas coisas como o Pessoal n tem acesso ás skills como eu tenho o raven e tu tens, para eles não sabem ate que ponto as coisas são como se dizem. Falas na defesa exterior, sem dúvida que é importante, não só nos EPs mas também nos Postes, e, aqui, tens a opção de trocas defensivas sendo que podes meter a defender a P alguém mais capaz fora defensivamente. Ainda assim e usando dados o martinho caio e o Peneda têm a mesma defesa exterior.
Relativamente ao passe o Caio tem mais 3 niveis, mas depois o Peneda tem mais: 2 niveis de Lanç Int 1 nivel de def int, 2 nivel de ressalto. É muita fruta e compensa de longe o passe. De dizer que numa selecção que já tem de si dificuldades em ressalto levar mais um "incapaz" não serve de muito.
Quanto a versatilidade tb n entendo. Sendo que o Peneda tem mais interiores, mais lançamento e mais penetração e mais drible (sim o caio é apenas superior em distancia e passe) diria que o Peneda é mais importante.
Não esquecer que em BpD o EP também deve ter lançamento e o Caio ai n tem pedalada (nem para suplente.)
É a unica posição onde as candidaturas se diferenciaram, e achei importante focar o ponto, para que a comunidade se aperceba da diference entre os 2 jogadores e possa saber com qual visão das coisas concorda mais.
Quanto à outra questão, se não te importares, responderei mais logo, quando a patroa me der um pouco de descanso. Repara o tempo que demorei a responder, por ter de escrever uma frase a cada 5 minutos.. :x
Fair enough. Aguardarei, assim como a resposta do raven quando este tiver net.
Atenção que eu não disse que o Caio tinha mais defesa que o Peneda. Disse que considerava importante um EP saber defender fora (daí gostar tanto dos dois miúdos, os Valentinos, apesar de ainda estarem crus lá dentro). Assim como acho importante um EP saber afastar-se do cesto para lançar, seja numa correria ou em qualquer táctico exterior, e nesse ponto a minha opinião é de que a distância é uma skill importante em qualquer extremo, seja ele SmallForward ou PowerForward. Neste aspecto, são 6 níveis de diferença (muita fruta mesmo), o que, aliado a 3 níveis de passe na comparação directa, no meu ponto de vista compensa perfeitamente as interiores menos fortes (fundamentalmente o ressalto).
Mais, dizes-me que seria encaixar mais um incapaz a nível de ressalto quando temos dificuldades aí. Não concordo. Com o Caio (e mais uma vez relembro que falo consoante a base de dados, apenas e só, e que no futuro a minha convocatória - caso seja eleito - basear-se-á também nos compromissos dos treinadores perante o treino), ganharíamos mais poder ofensivo exterior, mais capacidade de selecção para melhores tiros. Consoante o adversário nos pudesse criar maiores ou menores dificuldades a nível do ressalto, o Caio seria ou não a minha opção, sendo que perante um adversário poderoso a esse nível prefiro ver um Leitão adaptado a EP do que o Peneda. Mas lá está, tudo sempre dependente da disponibilidade dos treinadores perante o treino.