Antecipar o encerramento do mercado não é boa ideia, porque tem contrapartidas negativas que podem ser muito nefastas. Imaginando que o limite seria no final do 2º terço, o 3º terço da temporada e os playoff pura e simplesmente não haveria mercado. Ninguém iria comprar jogador para lhe pagar o salário se não o poderia utilizar por várias semanas. Ora, isto significa que assim ninguém poderia vender. Agora imaginemos que um time sobe de divisão, investe em melhorar o time para tentar competir, mas não consegue, ai entra o boicote dos fãs, e tem prejuízo, sem ter feito nada de errado. Ai como é? Vamos forçar o time a falir e desistir do jogo porque o mercado esta fechado? Se ninguém comprar...ninguém vende.
E depois temos um período de compra-venda bem mais curto, o que significa que os preços vão ser influenciados, como o prazo é mais curto, cria mais desespero, o que aumenta o preço do jogador, o que vai criar uma inflação que pode criar imensos problemas na economia. São logo 2 problemas que me saltam a vista, e que cria um problema.
A solução encontrada de prejudicar a forma, parece-me bem conseguida. E o prazo onde está não impede compra-venda porque é relativamente perto do final da temporada. Antecipar em 1 ou 2 semanas não faria grande diferença porque ia ao ao mesmo que agora, e as duas que comprariam mais cedo so ajudaria a recuperar a forma, por isso vai dar um pouco ao mesmo.
Uma possível solução seria aumentar a quebra da forma quando o jogador é comprado, com o hard-cap da forma em respeitável, ou até comum.
Quando à questão de oferecer nos próprios jogadores não acho que seja um problema muito importante, se o jogador está só a tentar subir o valor, então deixe de oferecer a partir do valor que ache que não é justificado. Por outro lado, o time pode ter-se apenas arrependido de vender o jogador, e estar apenas a tentar recomprar o jogador, o que não me parece imoral, eu próprio o fiz na minha conta antiga, em que recomprei um jogador meu por 11kk, sendo que neste caso o time já está sofrendo penalização por esta acção.