Sem procurar porque não me apetece:
(9484194)
(6865455)
(8158954)
Mas há mais...muitos mais...
(8158569)
Tem mais defesa exterior que muitos bases que andam na III...
E sei de EP que chegam a ter admirável/excepcional a defesa exterior.
Queres treinar defesa exterior num EP? joga a base e treina a base. Simply as that! É o que todos fazem (que treinam EP de verdade), foi o que fiz com o meu Belchior quando lhe treinei passe...
Confere!
Proponho que se abra um tópico para festejar o momento em que eu próprio, SuperSugão, e senhor general manáiger Damena, nos encontramos de acordo...
@Alf: Se fores às últimas transferências da minha agremiação vês que vendi um EP por meia dúzia de patacas, de seu nome Elodio Madrid. Vê as notas dele... Dir-me-ás, ao ver as percentagens de lançamento dele, "Eh pah, isto é um extremo" e eu respondo-te: tem 8-7 nos lançamentos (o que é pouco, mesmo para um EP no meu ponto de vista), com 15 no lançamento interior, 14 de defesa e 12 de ressalto... Na minha equipa, a jogar numa LN fortíssima, atirava a 47% com 32% de 3pts (não fez 2 nem 3 lançamentos, foram 9-28 em 19 jogos), com média de 16pts e nota média 13,5 em 33min a jogar quase sempre em CeC e correria. Quem dera a muitos Kobes fazer estas percentagens. ;)
Voltando ao que interessa... Antes deste Madrid, tinha um brasuca poste, de seu nome Israel Romero, que quis adaptar a EP com 5-4 nos lançamentos e 17 de lançamento interior, 14 de defesa e ressalto. Era um bicho, melhor que o Madrid nas interiores, muito melhor... No mesmo tempo de jogo, fez uma época com 50% de lançamentos, 17% de 3pts (3-18 no total), 12 pontos e 12 ressaltos para uma nota média 13,0, isto em BpD, Low Post e correria, sendo que como jogava para dentro o Romero deveria fazer mais pontos nessa altura do que o Madrid agora, com adversários mais evoluídos a defendê-lo e a jogar numa táctica que não o favorecia. Mas não, muito devido aos lançamentos. Um EP não lança apenas debaixo do cesto, aliás, nem o poste.
Como vês, as adaptações de postes a EPs não são sempre acertadas. E agora perguntas-me tu: "Então mas se esse Madrid era assim tão bom vendeste-o porque?". Respondo-te eu, porque tinha defesa exterior 1 e estava ali um mismatch defensivo em todos os jogos contra equipas mais fortes com EPs decentes.
É, então, natural que se o teu EP tem defesa exterior ridículo, qualquer que seja o lançamento do adversário directo, a sua concretização irá ser mais simples.