então e se eu escolher "formação até ao 4º periodo" isso significa que jogam os titulares nos 3 primeiros periodos (36 min) e os suplentes no 4º periodo (12 min), certo? ou estou errado?
Errado!
"Formação até ao 4º período" - o treinador vai dar preferência ao escalonamento durante os 3 primeiros períodos mediante as dificuldades do jogo. No 4º Período funciona como de "treinador decide", ou seja, ele vai colocar os jogadores que achar melhor para o jogo e se os titulares forem melhores serão eles que jogam.
Experiência própria. Também durante muito tempo adoptei a "Formação até 4º per." e, nas divisões mais baixas a coisa ia funcionando +/- já que o nível da maior parte das equipas era baixo. Numa divisão + elevada, tive bastantes dissabores pois a coisa não funcionava assim muito bem, ou melhor, não funcionava como eu esperava que funcionasse. A partir do momento que adoptei "Seguir estritamente a formação" as coisas têm funcionado e raramente falha a gestão de minutos.
Convém ter sempre em conta que as condicionantes próprias de um jogo podem deitar por terra todas estas teorias e eventualmente uma semana ou outra a gestão sair um autentico fiasco.