Avançando com um hipotético cenário, alinhavei um esquema primário para a organização do acompanhamento de treino/evolução dos jovens jogadores nacionais.
Este esquema assenta num organograma que envolverá, à partida 19 pessoas, duas das quais serão acompanhadas pelo(s) respectivo(s) adjunto(s). Obviamente que estas duas pessoas serão os seleccionadores AA e Sub21.
Assim, teríamos:
COORDENADOR: Seria a pessoa responsável pela gestão (análise/filtragem) e distribuição das BASES-DE-DADOS que numa 1ª ideia seriam 15, três por posição: uma para jogadores de 18/19 anos, outra para os de 20 e 21 anos e a 3ª para os de idade superior a 21 anos. Seria também responsável pela distribuição dos jogadores provenientes de cada draft, ou seja, após a prospecção, seria criada uma BD provisória com todos os registos do draft que, após análise/filtragem do coordenador, seria remetida à “figura” abaixo para inclusão nas respectivas BD’s.
SELECCIONADORES AA e SUB21: Ao nível do Coordenador, receberiam deste as informações respeitantes aos jogadores de interesse (filtrados), ou seja, ficavam com a parte da prospecção, acompanhamento e aconselhamento, totalmente cobertas pela organização implementada. Com os elementos recebidos poderiam criar as suas “Shortlists” e, caso, prefiram podem ser eles e as suas equipas a tratar do acompanhamento desses jogadores. Bastará, para tal, darem disso conta ao coordenador que, por sua vez, informará o scout respectivo.
Depois teríamos uma FIGURA (à qual não sei que nome atribuir) que seria responsável pela recepção “física” das BD’s, pela sua uniformização e reenvio ao coordenador para análise. Seria também, a cada passagem de época, responsável pela actualização das idades nas BD’s existentes, pela criação da BD provisória do draft e pela posterior inclusão dos registos provenientes do draft, criando, assim, as novas BD’s para a época seguinte. Claro está, estas novas BD’s iriam directas ao coordenador para distribuição aos respectivos Scouts.
Por fim, a equipa de SCOUTS, que seriam 15, ou seja, tal como as BD’s, três por posição e cada um responsável pelo acompanhamento dos jogadores registados na ‘sua’ BD. Sempre que solicitado, seriam responsáveis pelo envio da sua BD ao elemento “Figura”. A cada época seriam também os elementos que efectuariam a prospecção ao draft de todas as divisões. Se 5 ou 6 fizemos isso “numa pressinha”... 15 é “com uma perna às costas”. Cada um preencheria uma mini-BD que enviaria à Figura para que esta compile tudo e crie a tal BD provisória.
Entretanto, é da responsabilidade de cada scout, salvaguardar as actualizações que receba nos períodos em que as suas BD’s sejam alvo de análise superior. Isto é, dia X remetem a BD à Figura e passados 2/3 dias esta é-lhes devolvida pelo Coordenador. As actualizações recebidas nesses 2/3 dias terão de ser registadas definitivamente já na BD “devolvida”.
Pode, talvez, parecer uma “máquina” algo complicada mas, verdadeiramente complicado é arrancar com ela. Depois de arrancar, com um pouco de óleo aqui e ali, umas marretadas nos sítios certos, ela vai andar... e bem!
Isto é só uma ideia primária, repito, pelo que agradecia que se pronunciassem, apresentando outras ideias, ajustes, etc...
Tenho por ponto assente que, antes de saber com quem contar, quem realmente se dispõem a "trabalhar" neste projecto, é necessário estabelecer quantos (sejam eles quem forem) são necessários para que isto funcione. Como disse no início, para começar serão 19 pessoas...