BuzzerBeater Forums

BB Portugal > A comunidade BB e as selecções

A comunidade BB e as selecções

Set priority
Show messages by
This Post:
00
124542.57 in reply to 124542.50
Date: 1/5/2010 7:02:37 PM
Overall Posts Rated:
407407

Numa tentativa de voltar a colocar isto no caminho certo, propunha fazermos uma lista das pessoas interessadas em ajudar nesta iniciativa. Incluindo actuais scouts, visto isto tratar-se de uma nova estrutura. A variante que aqui introduzia, era a da carga que cada pessoa pode ter. É claro que isto não pretende ser um valor final, mas mais uma estimativa. Quem não concorda com a ideia, poderia colocar um "N" à frente do seu nome e quem aprova a ideia mas acha que não possui os requisitos necessários para ajudar nesta tarefa, poderá apenas colocar um "S". Esta lista depois seria revista pelos tais supervisores, que mesmo uma pessoa apenas ter colocado o "S" poderá vir a tornar-se Scout, se for entendido que este possui os requisitos para tal. Talvez um "V" para quem estiver mais folgado nos seus compromissos e estiver disposto a ajudar um número maior de pessoas, que permitirá que seja mais flexível aquando da atribuição dos pupilos. Ou seja, propunha algo do género:

Nome:          Carga [nº/S(im)/N(ão)/(V)árias]:
Optimus Prime 6
Bumblebee S
Ironhide N
Jazz V

Enfim, isto é só uma sugestão. Talvez necessita-se de uma reformulação na forma de colocar a questão. Mas assim, acho que podemos ter a noção da verdadeira dimensão do programa (incluindo a sua aceitação) e adapta-la melhor ao que se pretende fazer. Qual é a vossa opinião?

Eu acho que isto deve ser feito, sim. E a tua sugestão já é um avanço para qualquer coisa.
A minha opinião é que deve primeiro ser definido o organigrama da coisa, como o sergiuz(?) sugeriu. Por exemplo, eu acho importante que haja alguém que faça ali a ponte entre as pessoas que farão parte da lista que propões e os seleccionadores. Alguém que coordene o pessoal e responda para esses "scoutinhos" e para as solicitações dos seleccionadores. Alguém que junte os pedacinhos de todos os "scoutinhos" e forme a BD completa.

Perguntar
This Post:
00
124542.58 in reply to 124542.57
Date: 1/5/2010 7:16:53 PM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
Alguém que junte os pedacinhos de todos os "scoutinhos" e forme a BD completa.

Chamaram-me???

This Post:
00
124542.59 in reply to 124542.58
Date: 1/5/2010 7:21:06 PM
Overall Posts Rated:
407407
Alguém que junte os pedacinhos de todos os "scoutinhos" e forme a BD completa.

Chamaram-me???

LOL
Os scoutinhos são os filhos dos scouts, pá! Ou não, sei lá. Já estou um bocado cansado disto...

Perguntar
This Post:
00
124542.60 in reply to 124542.57
Date: 1/5/2010 7:32:45 PM
Overall Posts Rated:
5252
A cena é que não tenho visto muito pessoal a dar o passo em frente para tal. Assim, com toda a gente na lista, via-se quem eram os mais experientes e com maior disponibilidade para tamanha responsabilidade para lhes perguntar se aceitam esse cargo.
Aliás... até acho que devam ser os Seleccionadores a escolher essas pessoas. Assim, são uns olhos da sua confiança a supervisionar todo o processo. Aquela equipa Seleccionadores/GM que se tinha falado no inicio (actualmente Damena, Martinêz e Raven) a escolher a equipa de coordenadores. Convém ser ímpar para não haver empates. No principio de cada época (ou seja, a cada eleição), reúnem-se mais uma vez e renovam a antiga ou criam uma nova equipa de coordenadores. Visto ser sempre importante que este sistema funcione sempre bem, isto poderá servir para evitar possíveis atritos que possam vir a surgir com o decorrer do tempo. Imagina que um dos Seleccionadores apanhou um dos coordenadores a dar xoxos à sua namorada? O que não teria acontecido se ele tivesse podido escolher o seu melhor amigo como coordenador. Pronto, um exemplo esparvoado para dizer que nunca se sabe o que pode acontecer e que convém manter a estrutura adaptável quando e onde possível.

Last edited by the L train at 1/5/2010 7:37:55 PM

From: sergiuz
This Post:
00
124542.61 in reply to 124542.60
Date: 1/5/2010 8:40:42 PM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
Avançando com um hipotético cenário, alinhavei um esquema primário para a organização do acompanhamento de treino/evolução dos jovens jogadores nacionais.
Este esquema assenta num organograma que envolverá, à partida 19 pessoas, duas das quais serão acompanhadas pelo(s) respectivo(s) adjunto(s). Obviamente que estas duas pessoas serão os seleccionadores AA e Sub21.

Assim, teríamos:

COORDENADOR: Seria a pessoa responsável pela gestão (análise/filtragem) e distribuição das BASES-DE-DADOS que numa 1ª ideia seriam 15, três por posição: uma para jogadores de 18/19 anos, outra para os de 20 e 21 anos e a 3ª para os de idade superior a 21 anos. Seria também responsável pela distribuição dos jogadores provenientes de cada draft, ou seja, após a prospecção, seria criada uma BD provisória com todos os registos do draft que, após análise/filtragem do coordenador, seria remetida à “figura” abaixo para inclusão nas respectivas BD’s.

SELECCIONADORES AA e SUB21: Ao nível do Coordenador, receberiam deste as informações respeitantes aos jogadores de interesse (filtrados), ou seja, ficavam com a parte da prospecção, acompanhamento e aconselhamento, totalmente cobertas pela organização implementada. Com os elementos recebidos poderiam criar as suas “Shortlists” e, caso, prefiram podem ser eles e as suas equipas a tratar do acompanhamento desses jogadores. Bastará, para tal, darem disso conta ao coordenador que, por sua vez, informará o scout respectivo.

Depois teríamos uma FIGURA (à qual não sei que nome atribuir) que seria responsável pela recepção “física” das BD’s, pela sua uniformização e reenvio ao coordenador para análise. Seria também, a cada passagem de época, responsável pela actualização das idades nas BD’s existentes, pela criação da BD provisória do draft e pela posterior inclusão dos registos provenientes do draft, criando, assim, as novas BD’s para a época seguinte. Claro está, estas novas BD’s iriam directas ao coordenador para distribuição aos respectivos Scouts.

Por fim, a equipa de SCOUTS, que seriam 15, ou seja, tal como as BD’s, três por posição e cada um responsável pelo acompanhamento dos jogadores registados na ‘sua’ BD. Sempre que solicitado, seriam responsáveis pelo envio da sua BD ao elemento “Figura”. A cada época seriam também os elementos que efectuariam a prospecção ao draft de todas as divisões. Se 5 ou 6 fizemos isso “numa pressinha”... 15 é “com uma perna às costas”. Cada um preencheria uma mini-BD que enviaria à Figura para que esta compile tudo e crie a tal BD provisória.
Entretanto, é da responsabilidade de cada scout, salvaguardar as actualizações que receba nos períodos em que as suas BD’s sejam alvo de análise superior. Isto é, dia X remetem a BD à Figura e passados 2/3 dias esta é-lhes devolvida pelo Coordenador. As actualizações recebidas nesses 2/3 dias terão de ser registadas definitivamente já na BD “devolvida”.

Pode, talvez, parecer uma “máquina” algo complicada mas, verdadeiramente complicado é arrancar com ela. Depois de arrancar, com um pouco de óleo aqui e ali, umas marretadas nos sítios certos, ela vai andar... e bem!

Isto é só uma ideia primária, repito, pelo que agradecia que se pronunciassem, apresentando outras ideias, ajustes, etc...

Tenho por ponto assente que, antes de saber com quem contar, quem realmente se dispõem a "trabalhar" neste projecto, é necessário estabelecer quantos (sejam eles quem forem) são necessários para que isto funcione. Como disse no início, para começar serão 19 pessoas...

This Post:
00
124542.62 in reply to 124542.61
Date: 1/5/2010 9:34:01 PM
Overall Posts Rated:
5252
Tenho uma dúvida. Houve partes que não compreendi muito bem onde acaba o Coordenador e começa a "Figura". Se calhar, renomearia a posição que temos chamado de Coordenador para Adjunto e a "Figura" para Coordenador. É só uma sugestão.

A minha dúvida passa pelo processo do draft, que pareceu-me ser o movimento mais complexo. Basicamente seria:

Coordenadores introduzem novos jogadores e actualizam os jogadores da época anterior > Adjunto analisa e faz a distribuição dos jogadores > Seleccionador aprova ou desaprova, faz a sua shortlist e reenvia para o Adjunto > Adjunto reenvia lista aos Coordenadores > Coordenadores distribuem pelos seus Scouts.

É isto, enganei-me ou escapou-me algo?

Se for isto, eu até iria mais longe e definia logo no começo do programa as Ligas que cada Coordenador tem de fazer levantamento. Para no principio de cada época ser automático.
Mas eu não limitava o número de Scouts. Via quantas pessoas temos e adaptamos a estrutura para esse número. É a minha opinião. Se conseguirmos ter mais de 15 scouts, porque não usá-los?

Last edited by the L train at 1/5/2010 9:34:42 PM

This Post:
00
124542.63 in reply to 124542.62
Date: 1/6/2010 4:48:03 AM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
Tenho uma dúvida. Houve partes que não compreendi muito bem onde acaba o Coordenador e começa a "Figura". Se calhar, renomearia a posição que temos chamado de Coordenador para Adjunto e a "Figura" para Coordenador. É só uma sugestão.
A dita "Figura" é só alguém com algum traquejo em ficheiros excel (correntemente usados para a construção das BD's) cuja função seria receber, uniformizar e remeter ao Coordenador.

A minha dúvida passa pelo processo do draft, que pareceu-me ser o movimento mais complexo. Basicamente seria:

Coordenadores introduzem novos jogadores e actualizam os jogadores da época anterior > Adjunto analisa e faz a distribuição dos jogadores > Seleccionador aprova ou desaprova, faz a sua shortlist e reenvia para o Adjunto > Adjunto reenvia lista aos Coordenadores > Coordenadores distribuem pelos seus Scouts.

É isto, enganei-me ou escapou-me algo?

Se for isto, eu até iria mais longe e definia logo no começo do programa as Ligas que cada Coordenador tem de fazer levantamento. Para no principio de cada época ser automático.
Não é nada complicado. Cada scout faria a prospecção às divisões que lhe forem atribuídas e registaria numa folha excel, "vazia" de dados, as informações visíveis de cada jogador que cumprisse os requisitos básicos. Essas folhas excel (mini-BD's) seriam remetidas à "Figura" que as juntaria todas numa só BD (a tal provisória) e passava-a ao Coordenador. Este analisaria todos esses rookies e determinaria a sua colocação numa das BD's pela melhor posição. O Coordenador passaria essas informações à figura que trataria de voltar a "partir" a BD provisória colocando os rookies nas respectivas BD's de posição. Obviamente todos esses jogadores iriam para as BD's dos 18/19 anos. Aliás, temos feito isto, nestas últimas 4 épocas, e o papel de "Figura" tem sido interpretado por mim sendo o Coordenador o Seleccionador Sub21, Martinêz.

Mas eu não limitava o número de Scouts. Via quantas pessoas temos e adaptamos a estrutura para esse número. É a minha opinião. Se conseguirmos ter mais de 15 scouts, porque não usá-los?
Como disse, é só uma ideia, obviamente que o limite ao nº de scouts não existe verdadeiramente. O nº que aponto (15) é o que acho minimamente aceitável para se realizar um verdadeiro trabalho de acompanhamento. Assim, contas por alto, daria aí uns 30 a 40 nomes por scout. Adaptar a estrutura ao nº de pessoas disponíveis será sempre a solução mas se houver apenas 4 ou 5 disponíveis para o scout não vale a pena entrar numa organização desta evergadura pois para isso já temos a actual em que cada scout leva com umas valentes dezenas de nomes sem qq hipótese de acompanhar cada um deles.

This Post:
00
124542.64 in reply to 124542.61
Date: 1/6/2010 6:11:57 AM
Overall Posts Rated:
407407
Por mim está 5 estrelas!

Mas melhor era os seleccionadores e respectivos scout (actuais e antigos) pronunciarem-se, pois eles melhor que ninguém podem opinar sobre esta estrutura.

Perguntar
This Post:
00
124542.65 in reply to 124542.64
Date: 1/6/2010 6:38:52 AM
Overall Posts Rated:
344344
Na prática trata-se de usar a estrutura que utilizamos nestas últimas épocas mas com mais pessoas a ajudar o que facilita as coisas. Em termos de organização parece-me bem.

Fica a faltar a definição do grupo de utilizadores que ficará com a responsabilidade de coordenar todo o processo, ou seja, a tal "comissão". Na área que temos vindo a falar a função da "comissão" passa por definir os perfis desejados para os jogadores para que depois a equipa de scouting possa por em acção os planos de treino. Um dos membros seria o responsável directo por esta área.

Os outros membros seriam os responsáveis pelas restantes que já aqui foram faladas (comunicação, tutores, etc. etc.).

Cheguem-se à frente.

This Post:
00
124542.66 in reply to 124542.65
Date: 1/6/2010 7:03:11 AM
Overall Posts Rated:
407407
Oki.

Bem, eu chego-me à frente como responsável na área da comunicação e posso dar uma perninha e juntar-me ao maranhal dos scouts.

Perguntar
This Post:
00
124542.67 in reply to 124542.65
Date: 1/6/2010 7:15:21 AM
Ermesinde HUSKIES
III.5
Overall Posts Rated:
909909
Na prática trata-se de usar a estrutura que utilizamos nestas últimas épocas mas com mais pessoas a ajudar o que facilita as coisas. Em termos de organização parece-me bem.

Sim! Basicamente é isso... penso que aproveitar a nossa pequena organização é o 1º passo para que se venha a implantar, num futuro não muito distante, uma outra maior, melhor e com mais "ramos" para além da prospecção e acompanhamento de treino.

Além de manter a estrutura de acompanhamento aos potenciais Sub21, seria alargada ao acompanhamento efectivo dos jogadores acima dos 21 anos. Penso que haverá bastantes que chegados aos 22 anos, sem a qualidade exigida para uma selecção AA, deixam de treinar perdendo-se assim valores que se treinados até aos 24/25 anos poderiam ser mais-valias para os AA.

Fica a faltar a definição do grupo de utilizadores que ficará com a responsabilidade de coordenar todo o processo, ou seja, a tal "comissão". Na área que temos vindo a falar a função da "comissão" passa por definir os perfis desejados para os jogadores para que depois a equipa de scouting possa por em acção os planos de treino. Um dos membros seria o responsável directo por esta área.

Os outros membros seriam os responsáveis pelas restantes que já aqui foram faladas (comunicação, tutores, etc. etc.).

Cheguem-se à frente.

Nesta 1ª fase, essa comissão está automaticamente formada: Coordenador mais os dois seleccionadores.

Relativamente às outras áreas de interesse não serei a pessoa mais indicada para dar ideias mas terá 1º de passar pela elaboração de um plano de actividades a realizar. Depois pelo 'calculo' do nº de pessoas necessárias para levar a cabo tal plano de actividades.

A junção de todas as áreas numa só organização determinará automaticamente a composição da, digamos, "Administração" que será composta por cada um dos coordenadores de área, aos quais se deveria juntar pelo menos um dos GM que, para além da sua experiência, creditaria a legalidade das acções/actividades a desenvolver.

Advertisement