Playoffs: Análise das Semifinais e a Grande Final!
Conferência Oeste: BC Barão x São Paulo Seekers
O São Paulo não se intimidou com a pressão da torcida que lotou o ginásio do BC Barão e começou a partida de forma avassaladora, abrindo 8x0 logo de início e ampliando a vantagem para 16x4. O Barão, porém, se recompôs e diminuiu a diferença para apenas 1 ponto em 18x17, encerrando o primeiro período em 21x17 para os visitantes.
No segundo período, o SP voltou determinado e abriu 28x19, mas o Barão voltou a reagir, encostando em 32x29. No entanto, a equipe sofreu mais um apagão e viu o SP se distanciar novamente, terminando o primeiro tempo com 41x35.
Diferente dos dois primeiros períodos, o terceiro trouxe um Barão mais intenso e focado. A equipe encostou no placar em 45x43 e, faltando 6:44 para o fim, assumiu a liderança pela primeira vez no jogo, com 50x49. O SP, entretanto, segurou o momento de euforia do adversário e fechou o período à frente por 59x58, com apenas 1 ponto de diferença.
O último período foi pura emoção. O Barão começou melhor, abrindo 61x65, sua maior vantagem na partida. Mas com a experiência de uma equipe que busca o tricampeonato, o SP reverteu a situação, assumindo o controle e abrindo 74x69 faltando 7 minutos para o fim.
A partida caminhou para momentos finais eletrizantes. Com apenas 25 segundos no relógio e o placar em 82x79, o Barão pediu tempo. A equipe voltou e implantou a jogada ensaiada, empatando o jogo em 82x82, para delírio da torcida. Na posse de bola, o São Paulo administrou o tempo, mas uma falta cometida pelo Barão, com 3 segundos restantes, levou os paulistas à linha de lance livre. Com frieza, o jogador do São Paulo converteu os dois arremessos, fazendo 84x82.
Em um último tempo técnico, o Barão organizou a jogada final. No retorno, o arremesso decisivo veio no estouro do cronômetro, e o juiz marcou falta! Em choque, o São Paulo viu o jogador do Barão converter os dois lances livres, levando o jogo para a prorrogação com o placar 84x84.
Na prorrogação, porém, o cansaço pesou para o BC Barão. O São Paulo dominou completamente, abrindo vantagem e fechando a partida com vitória por 102x93 (18x9 na prorrogação). Uma partida histórica, cheia de reviravoltas e emoção! Parabéns às duas equipes pelo espetáculo, e ao São Paulo Seekers por avançar à final pelo terceiro ano consecutivo.
Conferência Leste: Buffalo Braves x Clube do Remo
Diferente do embate emocionante na Conferência Oeste, a semifinal entre Buffalo Braves e Clube do Remo foi tranquila. O Remo, após a surpreendente vitória sobre o FlaGarça, poupou seus titulares e entrou em quadra com a equipe reserva, facilitando a vida do Buffalo Braves, que não teve dificuldades para vencer e garantir sua vaga na final.
Grande Final: São Paulo Seekers x Buffalo Braves
Temos agora o duelo decisivo: o poderoso São Paulo, em busca do tricampeonato consecutivo, contra o Buffalo Braves, que quer conquistar seu segundo título e se livrar da fama de “eterno vice-campeão”.
Histórico da Rivalidade
• Total de confrontos: 21 jogos
• Vitórias: Buffalo Braves 11 x 10 São Paulo Seekers
• São Paulo, apesar de ter 1 vitória a menos, possui triunfos mais expressivos:
• 1 vitória na Copa
• 2 vitórias decisivas na final da temporada 62 (107x98 e 119x116).
Curiosamente, a última vitória do Buffalo sobre o SP aconteceu na temporada 61. Desde então, os paulistas impuseram uma sequência de 8 vitórias consecutivas, incluindo a vitória desta temporada, com o expressivo placar de 114x68.
Curiosidade
O Buffalo Braves foi campeão da Liga apenas 1 vez, na temporada 63, após o BC Barão eliminar o São Paulo na semifinal. Caso contrário, esta seria a 4ª final consecutiva do São Paulo Seekers. Ele também foi 7 vezes vice campeão: 39, 48, 58, 59, 60, 61 e 62.
Já o SP possui um retrospecto perfeito em finais: chegou 3 vezes (temporadas 62, 64 e 65) e venceu todas.
Last edited by juniorc at 12/17/2024 12:32:27 AM