eu não quis ser ofensivo, nem desdenhar de quem dentro do jogo buscou os fóruns e leu as regras, até porque eu estou fazendo isso pra melhorar ao máximo.
o que eu quis explicar é que nas ligas V e IV é quase outro jogo, vc acabou de entrar o natural é primeiro vc se preocupar com seu time e depois explorar o jogo, só que o cenário que vc encontra é completamente desmotivador.. primeiro o mais normal é vc pegar um time no meio da temporada e na grande maioria com mais derrotas que vitória, ai vc olha a classificação da liga e encontra de 1 a 3 times batendo em todo mundo e o resto comandado pelo computador ou por pessoas desinteressadas e pra completar vc joga na terça, ai tem que esperar até sabado pra próxima partida. O resultado disso é em 90% dos casos o novo usuário não se interessar..
se tivessem mais partidas, principalmente uma liga pra iniciantes (que seria no molde das ligas privadas) o usuário teria uma ocupação diária (motivo pra voltar a logar), teria uma ajuda pra desenvolver o time (na descrição da liga deveriam haver pequenos tutoriais) e tempo (não ocioso que é o que leva a desistência) até a próxima temporada, onde vc entraria preparado.
acho que com uma medidas dessas as chances do usuário se interessar seria muito maior do que esperar-lo por conta própria ir buscar fóruns e páginas de regras..
ai talvez mudasse um pouco o cenário dos fóruns de hoje que se tem praticamente a mesma dezena postando sempre, se tornando potência e se preocupando com a seleção, B3, etc..
mas essa é a minha opnião.. a de uma pessoa que ta nas ligas baixas e que sente mais de perto o problema..