Uma comparação entre esta época e a anterior não será a mais correcta porque surgiram as receitas de merchandising+tv, mas até isso te dá mais razão.
No meu caso, que subi da 3ª para a 2ª, passei de um ganho de 40k semanais (sem gastos de scouting) para ganhos de 200k (com 10k em scouting) o que me permitiu aumentar o pavilhão em cerca de 2000 lugares ao longo da época. Terminei em 3º (com alguma sorte pois não tive lesões e beneficiei de lesões e más formas dos adversários), treinei 5 jogadores por semana (e nas últimas 4 semanas, com a manutenção garantida, treinei 6), ainda comprei 2 jovens tugas por 500k cada, um futuro extremo por 2 milhões, tenho neste momento quase 800k e um pavilhão que mais semana menos semana chegará aos 10.000 lugares.
Por isso, e acima de tudo por aspectos competitivos e desportivos, nem me passa pela cabeça abdicar da 2ª.
Não te podes esquecer de uma coisa, Afonso. A tua equipa pode estar mais forte dentro de 2 épocas, sendo uma delas passada na 3ª, mas as que permanecem na 2ª também vão estar, porque não há equipa da LN, 2ª e a maior parte das da 3ª que não treine os seus jogadores semanalmente.
O que poderá estar a fazer a diferença para algumas equipas é o alto ordenado dos EP e P, que a meu ver têm um rendimento em campo mais ou menos equivalente a um base com metade do ordenado. Há equipas na 2ª liga que pagam semanalmente a um só jogador, mais que outros à equipa inteira! E sem o respectivo benefício desportivo...
Eu já me passou pela cabeça tentar essa manobra: actualmente não passa. No entanto, a mudança no motor de jogo fez a minha equipa passar de séria candidata a coisas engraçadas, para passar uma equipa muito rasca. Dificilmente alguém na II tem um jogo interior tão equilibrado entre Extremo, EP e Poste como eu tenho, e no entanto isso não me serve de nada.
Equipas de foco exterior têm vantagem em tudo: os randoms são mais que muitos, os ordenados são bastante mais baixos para o pessoal que treinam, etc, e contra isso é difícil competir.
Eu tenho um sólido lucro semanal, e a opção que eu punha era para equipas cuja solidez económica e desportiva não é a maior - acredito seriamente que, em certos casos, a descida de divisão possa ser um excelente veículo para um equilibrar de toda a estrutura, tendo em vista uma melhor prestação na divisão de onde se desceu, nos anos seguintes.
Eu já me estou a inclinar para falar da vergonha que é o motor de jogo agora (alguns aspectos), mas prefiro não o fazer, nem é isso que está aqui em discussão. Se quiserem prosseguir esta discussão sobre o descer e não descer, força. Só gostava de vos lembrar que não podem (ou melhor, não devem) falar dessas situações com base no vosso caso específico. Dizer que é uma estupidez descer de propósito tendo em mente a realidade da própria equipa, é, também ele, algo estúpido.
EDIT: Flagzzz, se quiseres dados concretos, e sem pesquisar muito, posso adiantar-te que a equipa Perfeitinhos da III divisão, recebe mais de bilheteira que a equipa Riaxos Celtics, 7º classificado da minha conferência. Aí tens dados.
Last edited by AfonsoP at 12/3/2009 6:37:56 AM