BuzzerBeater Forums

BB Portugal > O muro dos Chorões (A.K.A o muro do Sugão)

O muro dos Chorões (A.K.A o muro do Sugão) (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
39120.623 in reply to 39120.621
Date: 12/3/2009 6:35:01 AM
Overall Posts Rated:
5252
Uma comparação entre esta época e a anterior não será a mais correcta porque surgiram as receitas de merchandising+tv, mas até isso te dá mais razão.

No meu caso, que subi da 3ª para a 2ª, passei de um ganho de 40k semanais (sem gastos de scouting) para ganhos de 200k (com 10k em scouting) o que me permitiu aumentar o pavilhão em cerca de 2000 lugares ao longo da época. Terminei em 3º (com alguma sorte pois não tive lesões e beneficiei de lesões e más formas dos adversários), treinei 5 jogadores por semana (e nas últimas 4 semanas, com a manutenção garantida, treinei 6), ainda comprei 2 jovens tugas por 500k cada, um futuro extremo por 2 milhões, tenho neste momento quase 800k e um pavilhão que mais semana menos semana chegará aos 10.000 lugares.

Por isso, e acima de tudo por aspectos competitivos e desportivos, nem me passa pela cabeça abdicar da 2ª.

Não te podes esquecer de uma coisa, Afonso. A tua equipa pode estar mais forte dentro de 2 épocas, sendo uma delas passada na 3ª, mas as que permanecem na 2ª também vão estar, porque não há equipa da LN, 2ª e a maior parte das da 3ª que não treine os seus jogadores semanalmente.

O que poderá estar a fazer a diferença para algumas equipas é o alto ordenado dos EP e P, que a meu ver têm um rendimento em campo mais ou menos equivalente a um base com metade do ordenado. Há equipas na 2ª liga que pagam semanalmente a um só jogador, mais que outros à equipa inteira! E sem o respectivo benefício desportivo...


Eu já me passou pela cabeça tentar essa manobra: actualmente não passa. No entanto, a mudança no motor de jogo fez a minha equipa passar de séria candidata a coisas engraçadas, para passar uma equipa muito rasca. Dificilmente alguém na II tem um jogo interior tão equilibrado entre Extremo, EP e Poste como eu tenho, e no entanto isso não me serve de nada.

Equipas de foco exterior têm vantagem em tudo: os randoms são mais que muitos, os ordenados são bastante mais baixos para o pessoal que treinam, etc, e contra isso é difícil competir.

Eu tenho um sólido lucro semanal, e a opção que eu punha era para equipas cuja solidez económica e desportiva não é a maior - acredito seriamente que, em certos casos, a descida de divisão possa ser um excelente veículo para um equilibrar de toda a estrutura, tendo em vista uma melhor prestação na divisão de onde se desceu, nos anos seguintes.

Eu já me estou a inclinar para falar da vergonha que é o motor de jogo agora (alguns aspectos), mas prefiro não o fazer, nem é isso que está aqui em discussão. Se quiserem prosseguir esta discussão sobre o descer e não descer, força. Só gostava de vos lembrar que não podem (ou melhor, não devem) falar dessas situações com base no vosso caso específico. Dizer que é uma estupidez descer de propósito tendo em mente a realidade da própria equipa, é, também ele, algo estúpido.

EDIT: Flagzzz, se quiseres dados concretos, e sem pesquisar muito, posso adiantar-te que a equipa Perfeitinhos da III divisão, recebe mais de bilheteira que a equipa Riaxos Celtics, 7º classificado da minha conferência. Aí tens dados.

Last edited by AfonsoP at 12/3/2009 6:37:56 AM

This Post:
00
39120.624 in reply to 39120.623
Date: 12/3/2009 6:58:16 AM
Overall Posts Rated:
407407


No entanto, a mudança no motor de jogo fez a minha equipa passar de séria candidata a coisas engraçadas, para passar uma equipa muito rasca. Dificilmente alguém na II tem um jogo interior tão equilibrado entre Extremo, EP e Poste como eu tenho, e no entanto isso não me serve de nada.

Equipas de foco exterior têm vantagem em tudo: os randoms são mais que muitos, os ordenados são bastante mais baixos para o pessoal que treinam, etc, e contra isso é difícil competir.



Concordo que quem andou a treinar postes passe agora um mau bocado e esteja em nítida desvantagem para os demais: paga mais de ordenados e não os rentabiliza em termos desportivos. É injusto que assim seja, mas felizmente, por uma questão de sorte no draft de há umas épocas, calhou-me treinar bases, mesmo que na altura não percebesse um cu deste jogo. E estou profundamente convencido que o sucesso de uma equipa passa, neste momento, por treinar por esta ordem: bases, extremos e postes, sendo o extremo treinado com os bases numa primeira fase e com os postes na última fase. Assim consegues:

1º Formar os bases e ao mesmo tempo tirar vantagem do actual motor de jogo, mantendo a vertente desportiva intacta
2º Formar o teu próprio extremo enquanto "finalizas2 os bases (até porque comprar extremos bons é uma miragem)
3º Formar postes, e no final deste processo tens uma equipa completa a lutar na LN.

Perguntar
This Post:
00
39120.625 in reply to 39120.623
Date: 12/3/2009 8:31:51 AM
Overall Posts Rated:
1818
EDIT: Flagzzz, se quiseres dados concretos, e sem pesquisar muito, posso adiantar-te que a equipa Perfeitinhos da III divisão, recebe mais de bilheteira que a equipa Riaxos Celtics, 7º classificado da minha conferência. Aí tens dados.


Péssimo exemplo. Isso acontece pq o colega que gere o Riachos Basket não soube fazer estádio...
Riaxos Garden - 8285
Perfeitinhos - 10260

Não me parece que os Perfeitinhos tenham mais receita de bilheteira por andarem na III.
Parece-me que têm mais receita de bilheteira pq têm o pavilhão mais construido e o preço dos bilhetes adequado para conseguir o pavilhão quase cheio todos os jogos.

Dizer que é uma estupidez descer de propósito tendo em mente a realidade da própria equipa, é, também ele, algo estúpido.

Mais uma vez te digo que nunca olhei para este problema sobre o prisma da minha equipa. Vendo sobre o prisma da minha equipa garanto-te que não vale a pena descer de maneira nenhuma. Nunca me daria lucro, pelo contrário daria prejuizo...

Olhando pra esta questão de uma forma geral e olhando pra qq equipa, sinceramente ainda não vi onde tens o lucro...

Quanto ao motor de jogo, como bem sabes tb sou uma equipa de Bola pra Dentro, e não poderia concordar mais contigo se achas que eles f*deram o motor de jogo todo! No entanto como bem dizes não é isso que está em discussão.

From: RFlagzzz

This Post:
00
39120.626 in reply to 39120.622
Date: 12/3/2009 8:34:48 AM
Overall Posts Rated:
1818
Entre descer andando na luta e descer em ultimo de propósito, eu desceria em ultimo de propósito...


Acrescentas bué à discussão com esta frase, não hajam duvidas... Deve ser o post mais esclarecedor das ultimas 2 ou 3 páginas...
Então a justificação que dás é completamente clara e põe fim a todas as duvidas que eu pudesse ter...

From: AfonsoP

This Post:
00
39120.628 in reply to 39120.627
Date: 12/3/2009 9:17:40 AM
Overall Posts Rated:
5252
Ora vamos por partes. Primeiro a questão descer de propósito não se coloca em equipas como a tua. É óbvio que irias perder dinheiro. A questão de descer de divisão de propósito coloca-se a equipas não implementadas na divisão, que perdem constantemente e por esse motivo têm receitas muito más, mão só de bilheteira como de merchandising. Equipas essas que caso desçam de divisão vão ter mais receitas porque irão colocar mais gente no estádio porque estarão a ganhar e irão também ter mais merchandising porque os jogadores irão defrontar adversários naus fracos e poderão sobressair mais dando mais merchandising.

Se eu tivesse que escolher em ser 6º ir aos playout para depois acabar por descer preferia mil vezes fazer de propósito para ficar em último. Desceria na mesma e ainda tinha hipóteses de sacar alguém muito bom no draft que iria ser uma mais valia no futuro, para além de que, jogadores draftados pela própria equipa dão muito mais merchandising.

Nenhuma equipa implementada que ande a meio da tabela ganhará o que quer que seja em descer, uma equipa que lute para n descer, que durante a época se aperceba que n se safa, pode ganhar bastante com uma descida propositada de divisão.


Ora nem mais, é isto que ando a tentar dizer. Talvez a minha capacidade de sintetização não seja tão boa como isso, lol.

Flagzzz, eu não dei um mau exemplo, dei um belo exemplo, e um exemplo real. Claro que se o Riaxos Celtics tivesse um melhor estádio, isso equivaleria a ter uma melhor estrutura, que lhe permitira mais melhorias, e mais vitórias, que, no final, é o que interessa, e tendo essa melhor estrutura montada, seria prejudicial a descida de divisão. É aqui que reside a questão: para estas equipas, com uma estrutura menos boa, vale a pena ir uma época à divisão abaixo? Eu creio que sim, tu és da opinião que não. É aqui que temos de focar a nossa discussão.

From: RFlagzzz

This Post:
00
39120.629 in reply to 39120.628
Date: 12/3/2009 10:17:17 AM
Overall Posts Rated:
1818
Equipas essas que caso desçam de divisão vão ter mais receitas porque irão colocar mais gente no estádio porque estarão a ganhar e irão também ter mais merchandising porque os jogadores irão defrontar adversários naus fracos e poderão sobressair mais dando mais merchandising.

Isto é certo? É esta parte que a mim me confunde...
Uma equipa seja ela qual for se tiver estádio de 10K faz mais bilheteiras na III a ganhar os jogos todos ou na II a ficar em 6º com um parcial de 8-12 por ex.?
Vocês acham que a da III faz mais guita? Eu acho que a da II deve ser a que faz mais guita se tiver o preço dos bilhetes bem medido.
Quanto ao merchandising ainda acho mais improvavel que no exemplo que dei acima a da III faça mais guita semanal do que da II.
Se eu tivesse que escolher em ser 6º ir aos playout para depois acabar por descer preferia mil vezes fazer de propósito para ficar em último.

Muito dificilmente Alguém que fique em 6º tem a certeza que desce. Que mais não seja tens o factor casa a teu favor... Podes ter duvidas das capacidades da tua equipa, mas daí a teres a certeza que desces vai uma distancia... De qualquer forma, abdicas dos jogos de playout, respectivas receitas e minutos de treino pela 1ª pick do draft? Eu não preferiria... As receitas e os minutos são garantidos e o facto de seres o 1º a escolher do draft não te dá garantias nenhumas de tirares uma vedeta. Até podemos dizer que se fores o 5º ou 6º a escolher, muito dificilmente não ficas com a 1ª observação da tua lista... E como bem sabemos, mesmo que gastes os 40K semanais não garantes as observações todas, ou seja pode o melhor jogador dos 48 não ter sido observado por ti, e sendo assim não te adianta seres o primeiro a escolher...
Só a titulo ilustrativo...
Silves, António Ultra Nuggets pick nº13 observação nº1


Nenhuma equipa implementada que ande a meio da tabela ganhará o que quer que seja em descer, uma equipa que lute para n descer, que durante a época se aperceba que n se safa, pode ganhar bastante com uma descida propositada de divisão.

Mais uma vez lembro que tamos a falar de alguém que tem hipóteses de se manter e que faz de propósito para descer com vista a quando voltar estar mais forte do que estaria se não fizesse essa jogada... Não tamos a falar das equipas que não têm hipóteses... Mas mesmo essas o que têm a ganhar em perder de propósito? Não fariam uns tostões extra se tivessem umas vitoriazitas ao lutar pela manutenção e depois se descessem planeavam coerentemente? É que ficar em ultimo só te dá a primeira pick do draft, mais nada.

Pra finalizar, eu entendo uma equipa que abdique de resultados desportivos a curto prazo por melhores resultados a longo prazo, (por ex. vender os melhores jogadores pra fazer estádio ou vender os melhores postes pra comprar grandes trainees pra bases) e entendo que uma equipa opte por isso e que acabe por descer em virtude dessa re-estruturação. O que não entendo é descer de propósito pra re-estruturar...




This Post:
00
39120.632 in reply to 39120.628
Date: 12/3/2009 10:45:22 AM
Overall Posts Rated:
1818
Flagzzz, eu não dei um mau exemplo, dei um belo exemplo, e um exemplo real. Claro que se o Riaxos Celtics tivesse um melhor estádio, isso equivaleria a ter uma melhor estrutura, que lhe permitira mais melhorias, e mais vitórias, que, no final, é o que interessa, e tendo essa melhor estrutura montada, seria prejudicial a descida de divisão.

A meu ver aqui tas a fazer uma comparação errada. O Riaxos Celtics já devia ter no minimo 10K de estádio. Nem que tenha que vender o melhor jogador pra o fazer e depois acabar por descer em virtude dessa escolha. Enquanto ele não fizer estádio não vai conseguir competir na II, concordo. No entanto não vejo motivo nenhum pra descer de propósito. Ele que venda um dos trainees por 1M e que faça estádio. Concerteza que na época seguinte ja faz mais por semana que os Perfeitinhos. Mesmo que acabe com o parcial que acabou esta época.
Os Perfeitinhos eram da minha série na época passada e desceram com alguma infelicidade. Tenho quase a certeza que ele faz menos lucro esta época do que fazia a época passada pelo simples facto de andar na III. Talvez lhe compense com o prémio de subida e que dê algum lucro marginal... Mas tenho sérias duvidas...
Pra terminar ilustro-te com exemplos de maneira a veres que o Riachos com menos estádio e preços exageradamente altos em alguns sectores faz quase tanto por semana como os perfeitinhos mesmo estes tendo o estadio quase cheio, pois para ocupar os 10K lugares tem que baixar os preços dos bilhetes.

RIACHOS - Jogo de 21-11 - ultimo jogo em casa pro campeonato da II que ele terminou em 7º com parcial de 6-16.
Lugares em pé : 6780 x 16 =108.480
Bancada : 880 x 55 = 48.400
Plateia : 240 x 150 = 36.000
Camarotes : 13 x 1200 = 15.600

Total : 208.480

PERFEITINHOS - Jogo de 28-11 - ultimo jogo em casa pro campeonato da III que ele terminou em 1º com parcial de 20-2
Lugares em pé : 9000 x 12 = 108.000
Bancada : 1139 x 42 = 47.838
Plateia : 262 x 120 = 31.440
Camarotes : 15 x 800 = 12.000

Total : 199.278

E não Afonso... Os dados não estão trocados! Agora imagina se os Riachos tivessem mais estádio e repara que mesmo com as vitórias todas que tem os Perfeitinhos tiveram que cortar drásticamente no preço dos bilhetes e mesmo assim não conseguer encher todos os sectores!
Ainda achas que dá lucro?

Advertisement