forem igualmente bons têm a "obrigação" de diminuir a diferença
Exactamente, diminuir a diferença... que certamente era igualzinha na época 3 ou 4 entre os novos jogadores e os melhores, em comparação com a diferença actual entre os melhores e os novos jogadores. Sem falar que entre os novos e o topo estão 2000 que podem ser tão bons qto o novos, e antes eram 200 entre os novos e topo.
Se houvessem 20 damenas e eu fosse melhor que eles ao fim de algum tempo (mais ou menos n interessa) iria ultrapassar esses 20 damenas.
A questão colocada foi serem igualmente bons, igualmente eficientes nas decisoes e na gestão. No caso que coloquei, o mais antigo no jogo estaria à frente do mais recente...pq... pq....pq era mais antigo.
Eu como te disse não acho que haver mais equipas torne mais difícil um grande treinador subir ao topo
Um grande treinador estará sempre nas exceções. Como afirmei anteriormente 90% das equipas nunca cheirarão a LN. Quanto ao ser mais dificil ou não...é ciência... há teses, documentos, trabalhos, provas factuais que suportam isso. Nem vou discutir isso.