Quando referi que um dos grandes objectivos seria sensibilizar os treinadores das equipas de 1ª e 2ª divisão a comprar e\ou treinar jogadores de selecção, mencionei também que os utilizadores de divisões inferiores seriam tb importantes. Depois coloquei a questão de não precisar de scouts nos AA mas referi que tinha uma outra ideia, já que isto está morto, vou lançar a mesma.
Quanto a mim, penso que é hora de começarmos a pensar mudar o sistema de scouting dos Sub-21. Não se esqueçam que eu fui uma das pessoas que o criou\aprimorou por isso estou à vontade ao falar sobre o mesmo. Creio que como tudo na vida, há que ir melhorando, mesmo aquilo que parece estar bem e a funcionar.
A ideia, basicamente, consiste em começar a seguir os jovens jogadores de grande potencial com o objectivo de lhes dar treino de secundárias antes de qualquer outra coisa. Com isso, a nossa selecção sub-21 passaria obviamente a não contar com estes mas penso que os sub-21 cada vez mais deveriam ser um local para jogadores de potencial intermédio cujo treino fosse completamente exprimido até aos 21 anos. É claro que um jogador de grande potencial saído do draft com umas skills fantásticas poderia treinar essencialmente primárias (há sempre excepções) mas a tendência seria no sentido de se fazer um trabalho semelhante ao que o sergiuz fez e está a fazer com o Brites.
Imaginem o que seria termos uma dúzia de gajos assim, históricos que aos 23/24/25 anos seriam autênticos animais. Bases com secundárias de 9 e postes com valores semelhantes nas skills exteriores (exemplos).
Contudo haveria que rever o sistema de scouting. É uma ideia que penso valer a pena discutir.
Mas sinceramente, quantos são os que querem fazer isso? Nao falo por mim, porque como tao cedo nao subo, nao me importava de dar interiores 2/3 épocas a um base e depois caso suba dar exteriores.
Mas para isso, era preciso apanhares um MVP a receber 5k, com interiores aceitáveis e todas acima de 4. Desses, devem sair uns 20 no draft (sendo muito amigo já). E os que saem, metade fica em equipa BOTS, os outros 25% ficam em equipas que não treinam ou nao respondem a BB Mails. Conclusão, para o mercado saem uns 3 ou 4 que podemos por com interiores de 9 e virem a ser bases um dia nos nossos AA. Visto que vão para o mercado, a hipótese de ficarem cá ainda é mais reduzida.