Vou tentar explicar de forma mais concreta que conseguir, baseado no que sei e no que já li por aí. Ora é assim:
Em principio um jogador que jogue entre 40 a 75minutos numa semana, deverá manter ou subir de forma, no entanto isso não acontece no caso dos jogadores que já estão em impressionante de forma, os jogadores em impressionante de forma mesmo com os minutos certos têm sempre uma certa probabilidade de descer, é o mesmo que acontece com a resistência quando chega a admirável, chega lá mas eventualmente vai descer pouco depois. Com o forte de forma já acontece o oposto, um jogador em forte de forma se tiver os minutos bem controlados eu diria que em 90/95% dos casos a forma mantém, ou sobe.
No entanto no cálculo da forma não entra só os minutos da semana anterior, entram os minutos das semanas anteriores com menor impacto como é obvio. Por exemplo, se tivermos na semana 4 vamos supor, contam os minutos da semana 4, mas contam também os minutos jogados nas semanas 1,2 e 3, sendo que os minutos da semana 3 têm mais impacto que os da semana 2, e os da 2 mais impacto que os da semana 1. Um exemplo é o inicio das temporadas, onde as formas custam mais a subir e manter por causa do acumulado anterior.
Ao nível do impressionante de forma como já falei, é um topo, e como é um topo é normal se um jogador mesmo com minutos certos descer para forte, a probabilidade de acontecer é alta. A única forma de manter um jogador em impressionante é através do treino de forma, e mesmo assim não é garantido que mantenha.
Espero que tenha sido útil, e que não tenha sido muito confuso ;)